Uso de micro-onda reduz a qualidade nutritiva dos alimentos e pode provocar doenças?

Uso de micro-onda reduz a qualidade nutritiva dos alimentos e pode provocar doenças?

Nutricionista esclarece dúvidas e dá orientações para garantir uma alimentação segura a toda família
 

Opção para quem prefere a praticidade do dia a dia, a utilização de forno micro-ondas já levantou questões polêmicas quanto à qualidade dos alimentos e a garantia de saúde dos usuários. Isso porque, o funcionamento do aparelho ocorre por meio da emissão de ondas eletromagnéticas que penetram nos alimentos, superfície adentro, aquecendo conforme as moléculas de água se agitam intensamente no interior do produto que sai quentinho, pronto para o consumo.

Érica Caroline Feitoza, nutricionista e professora do curso de Nutrição da Uniderp, esclarece que há medidas que permitem o uso do aparelho conservando a qualidade e a segurança dos alimentos.

Guarda Civil Municipal completa 16 anos com investimentos em tecnologia e capacitação

Utilizado para cozimento ou aquecimento, o micro-ondas não oferece riscos à saúde. Érica aponta que há formas corretas e que os cuidados envolvem principalmente a escolha do material do recipiente utilizado e o aquecimento de maneira uniforme para garantir a qualidade sanitária do produto final. “Alguns plásticos, quando aquecidos, podem liberar o bisfenol A (BPA) e os ftalatos, que potencialmente podem causar problemas de saúde a longo prazo. Essas substâncias têm sido associadas a distúrbios hormonais e a outros problemas de saúde”, pontua.

Todas as pesquisas mostram que mais de 60% dos maringaenses não votam em Silvio Barros

A nutricionista explica que, visualmente, não é simples identificar os tipos de plásticos adequados para o uso de micro-ondas e dá dicas para manuseio dos alimentos de forma segura ao utilizar o aparelho:

  • Use recipientes adequados, preferencialmente de vidro, cerâmica ou plástico seguro para micro-ondas. Nos plásticos, a recomendação é que tenham a indicação “livre de BPA” e/ou identificação visual (imagem) da indicação do uso em micro-ondas. Verifique o símbolo de reciclagem no fundo do recipiente. Os plásticos que contém os números 1, 2, 4 e 5 são geralmente considerados mais seguros para aquecimento;
  • Cubra os alimentos com uma tampa ou filme plástico próprio para uso em micro-ondas, em ambos é necessário ter uma abertura para saída do vapor;
  • Faça intervalos durante o aquecimento para homogeneizar o alimento garantindo que seja aquecido uniformemente;
  • Siga as orientações do fabricante;
  • Bandejas de espuma em que carnes e frios são embaladas e vendidas são inadequadas para uso no micro-ondas. Elas não são projetadas para serem aquecidas e podem derreter e contaminar os alimentos;
  • Para evitar os focos de ferrugem no aparelho, após a utilização é recomendável deixar a porta aberta por uns minutinhos, até sair o vapor;
  • Cloro e produtos químicos podem se instalar nas paredes do forno e não devem ser utilizados para a higiene e limpeza. Além de prejudicar a vida útil do micro-ondas, os componentes podem contaminar os alimentos.

Sobre a UNIDERP

Fundada em 1974, a Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e formação compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, mestrado, doutorado e extensão, presenciais ou a distância. Uma das universidades mais tradicionais do estado do Mato Grosso do Sul, presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas e das Clínicas-Escola na área de saúde que abre espaço para a atuação dos acadêmicos, unindo formação de qualidade com a preocupação de compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. O curso de Medicina oferece infraestrutura completa com laboratórios de simulação que aprimoram o aprendizado por meio de aulas práticas. A universidade tem parcerias em hospitais conveniados, em diversos pontos da região, com programa de estágio e residência.

Redação O Diário de Maringá

Redação O Diário de Maringá

Notícias de Maringá e região em primeira mão com responsabilidade e ética

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *