Frota de novos caminhões coletores de lixo começa a operar dia 1º.
Caminhões que estarão nas ruas na próxima terça, 1º de agosto, quando a prefeitura de Maringá retoma a coleta de lixo perfilaram-se na manhã desta sexta, 28, em frente a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp) para solenidade de apresentação da frota. Os veículos, novos, terão reforço de outras cinco unidades, aproveitadas da frota antiga, reformados e colocados na retaguarda da coleta, como reserva do serviço.
Recebidos com um café da manhã pelo prefeito Ulisses Maia, seu vice, Edson Scabora, vereadores e secretários municipais, os servidores não esconderam alegria com a nova fase da coleta de lixo com frases do tipo ‘chega de lata velha’. Muitos também lembraram da perseguição sofrida na gestão anterior, mas não foram as queixas que prevaleceu, e sim o entusiasmo com as perspectivas acenadas pela nova administração.
O prefeito Ulisses Maia reafirmou compromisso com os servidores municipais e lembrou que o primeiro ato de sua gestão foi conceder o vale-alimentação para a categoria. “Os servidores estão na linha de frente das ações que preservam a beleza e a qualidade de vida de nossa cidade”, disse, citando também os vereadores, cuja participação e apoio nos momentos decisivos reforçam a parceria não apenas com a administração, mas com a comunidade.
O presidente da Câmara, Mário Hossokawa, reforçou essa relação de apoio ao Executivo nos projetos de interesse à comunidade, destacou que os servidores têm sido muito valorizados pela administração e lembrou que os últimos caminhões coletres de lixo foram adquiridos há mais de três décadas. “Além de proprocionar aos servidores dum equipamento moderno, esses veículos e a retomada da coleta de lixo vai proporcionar economia para o município”, disse Hossokawa.
Ulisses Maia voltou a repetir discurso feito na Câmara de Vereadores na manhã de ontem 26, durante assinatura da lei que instituiu o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos,lembrando que muita gente já ganhou dinheiro com lixo em Maringá. “Isso acabou”, lembrou o prefeito. Com a retomada da coleta de lixo pelo município, a economia anual com o serviço chegará a R$ 16 milhões. “E a cidade vai estar muito bem cuidada”, acrescentou.
Também participaram da solenidade o vice-prefeito Edson Scabora, que reiterou o respeito da administração com servidores municipais, o deputado federal Enio Verri, que definiu os caminhões como um símbolo de respeito aos trabalhadores da coleta de lixo, os vereadores Carlos Mariucci, Sidnei Telles, Do Carmo, Odair Fogueteiro, Mário Verri, e a presidente do Sindicato dos ServidoresMunicipais (Sismar), Iraídes Batistoni, para quem os avanços resultam de ‘vontade política’.