Convênio entre Prefeitura e Fomento Paraná beneficia empreendedores.
O prefeito Ulisses Maia e o diretor de Mercado da Fomento Paraná, Luiz Renato Hauly, assinaram nesta sexta, 4, acordo que renova a cooperação técnica entre município e programa Banco do Empreendedor. A solenidade contou com a participação do vice-prefeito Edson Scabora, do vereador Onivaldo Barris, representando a Câmara Municipal, secretários municipais, entre eles, o de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Francisco Favoto, servidores e convidados.
A Fomento Paraná, instituição financeira estadual que atua com foco no desenvolvimento econômico regional, financia iniciativas geradoras de emprego e renda, por meio do programa Banco do Empreendedor que beneficia empreendedores formais (individual, micro e pequena empresa) e informais nos ramos comercial, industrial e de serviços.
O financiamento inclui investimentos fixos, para construção e reforma de empreendimentos, aquisição de máquinas e equipamentos; giro puro, exclusivamente da modalidade microcrédito; e misto, fixo com capital de giro até 70 % do investimento fixo. O total de crédito liberado no primeiro semestre deste ano em Maringá, R$ 489 mil, ultrapassou os R$ 390 mil de todo o ano de 2016.
O prefeito Ulisses Maia destacou que muitas empresas que contaram com o financiamento poderiam ter as atividades encerradas e ressaltou que Maringá se prepara para ser a cidade mais empreendedora do país. “O financiamento da Fomento Paraná é essencial para muitos empreendedores principalmente pelo capital de giro que garante a continuidade das empresas. 60% dos empregos com carteira assinada estão nas micro e pequenas empresas, sendo um segmento que deve ser valorizado.”, ressaltou.
Maia também lembrou das ações da administração municipal que estimulam o empreendedorismo como a criação de comitê gestor, capacitação de mulheres para o empreendedorismo e ampliação futura da Sala do Empreendedor.
O diretor de Mercado da Fomento Paraná, Luiz Renato Hauly, destacou a competência da Seide e lembrou que os pequenos negócios são os “amortecedores” da crise pois são os que mais mantêm os empregos. “Maringá está entre os cinco municípios que mais operaram o crédito esse ano e a administração está de parabéns por fomentar emprego e renda”, afirmou.
O secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Francisco Favoto, lembrou da importância da classe empresarial para o país e ressaltou o papel das linhas de crédito da Fomento Paraná para os empreendedores. “São juros baixos que estão garantindo as atividades de muitas empresas na cidade, favorecendo o crescimento econômico do município”, destacou.
Saiba mais
Informações sobre as linhas de crédito da Fomento Paraná através do telefone 3221-1330 (Seide)