Câmara de Vereadores de Sarandi obtém 100% em transparência na avaliação do Tribunal de Contas
A Câmara de Vereadores de Sarandi alcançou 100% no Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) de 2023, divulgado nesta segunda, 13, pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR.). Portal da Transparência de 399 municípios paranaenses foram submetidos a avaliação de 250 itens para construir o ranking. A Legislativo municipal alcançou nota máxima em todos os itens avaliados.
“Temos valorizado todos os instrumentos que reforçam a conexão entre Legislativo e o cidadão, promovendo uma integração que fortalece vínculos e estabelece as bases de uma relação transparente e responsável”, afirma o presidente da Câmara de Vereadores, Eunildo Zanchim, acrescentando que o resultado da avaliação do Portal da Transparência pelo TCE/PR reforça esses compromissos.
Gestão Volpato/Garbuggio reafirma compromisso com transparência e alcança 95,41% em avaliação do TCE
O presidente da Câmara de Vereadores reconhece que ativar protocolos de controle e compliance para valorizar o funcionamento do legislativo, sempre tendo em perspectiva a máxima transparência e responsabilidade com os recursos públicos, é uma obrigação do agente político. “Mas avançamos nesse compromisso, sempre tendo em perspectiva a proteção dos interesses do cidadão”, afirma Eunildo Zanchim.
A Câmara de Sarandi alcançou a nota máxima em todos os critérios avaliados, o que demonstra compromisso com a transparência e a participação da população no processo de gestão pública. Lembrando que Portal da Transparência é uma ferramenta que permite e à sociedade acompanhar o uso dos recursos públicos e participar de forma ativa na discussão das políticas públicas. O portal deve ser cada vez mais acessível e navegável.
“A transparência é um direito fundamental da sociedade e um instrumento essencial para o controle social. A conquista de Sarandi é um exemplo a ser seguido por outros municípios e vamos insistir na construção de ferramentas que permitam ao cidadão acompanhar as atividades do legislativo de forma transparente e eficiente, valorizando a fiscalização e o acompanhamento de processos e protocolos”, afirma Eunildo Zanchim