Teóloga lança livro com vivências que extrapolam conhecimentos convencionais

Teóloga lança livro com vivências que extrapolam conhecimentos convencionais

Como os milagres acontecem em nossas vidas? Quais são os poderes da oração? Porque devemos perdoar? O que significam as aparições da Virgem Maria e que mensagens ela traz à humanidade? É possível se comunicar com Deus e obter respostas para ajudar as pessoas?

Esses e outros temas sensíveis para o “ser humano comum” fazem parte da narrativa de A delegada de Deus e o mistério da Luz – Uma mente sem limites (Ed. Albatroz, 324 págs., R$ 84), que é a primeira incursão literária da teóloga Joaquina Donato.

Ouvir e falar com as estrelas
Com mais de meio século dedicado à espiritualidade, Joaquina teve sua primeira experiência aos cinco anos de idade, quando observava o céu à noite e uma chuva de estrelas caiu sobre si. Tempos depois, foi surpreendida por um raio de luz que se acendeu no ar e flutuou em sua direção.

Tais fenômenos aguçaram a curiosidade da jovem que – após muitos anos de estudos de forma autodidata e, posteriormente, com uma graduação em Teologia pela PUC-PR – desenvolveu um jeito próprio de se conectar com o Universo por meio do silêncio, da oração, da meditação e da contemplação.

“Não existem registros históricos de alguém recebendo respostas de uma estrela quase que instantaneamente, como vivenciei. Considero-me privilegiada por me comunicar de maneira consciente e de olhos abertos com uma imensidão de seres espirituais que me socorrem, me orientam e me ajudam a ser luz na vida das pessoas”, conta Joaquina.

Fenômenos místicos na vida de uma pessoa comum
Ao longo dos anos, as comunicações com o mundo invisível se tornaram mais frequentes na vida da sensitiva a ponto de receber mais de dez contatos espirituais em uma única noite. Joaquina também desenvolveu um dom muito particular, que é a possibilidade de se comunicar telepaticamente com determinadas pessoas, por mais distantes que estejam.

Apesar dessas e outras habilidades raras – como ajudar numa gravidez que parecia ser impossível de acontecer, na cura de doenças e da própria mãe após o contato com a luz vinda do céu – a autora se considera uma pessoa comum.

“Sou uma mulher normal e agraciada por esses dons divinos, cuja missão é fazer com que as pessoas retornem à essência, que é a conexão maior com o divino, com Deus e seus preceitos de harmonia e comunhão. A caminhada não é fácil, pois o contato com o divino, o espiritual, nem sempre é aceito ou compreendido pelos demais. Esse é um dos motivos que me levam a registrar essas experiências em livro, de modo a provocar um chamado aos leitores e a estimular reflexões sobre o que a humanidade tem feito nesta existência terrena”, enfatiza.

Segundo o filósofo, escritor e teólogo Clodovis Boff, a “autora prende o leitor pela sinceridade das experiências, por sua elevação e, sobretudo, por sua fidelidade à fé católica e amor à Igreja, apesar das reservas e até recusas dolorosas”.

Aparições da Virgem Maria
Por meio de sua trajetória marcada pela conexão profunda com o divino e o espiritual, Joaquina Donato conduz o leitor por mistérios intrigantes, como os três contatos que teve com a Virgem Maria, que para a fé católica, é a mãe de Jesus Cristo.

Nas ocasiões em que foi agraciada com as aparições (duas vezes no dia 18 de novembro de 2002 e uma em 7 de novembro de 2006), Joaquina relata momentos de muita sensibilidade e um pedido importante: a crença e a prática da verdadeira oração.

“A Virgem Maria mostra um coração ferido, sofrido diante de injustiças e excessos de todas as partes que tendem a culminar em catástrofes. Maria pede uma reconexão com o sagrado e essa é uma ação que toca tanto o individual, quanto o coletivo. É uma mudança estrutural muito grande que devemos fazer em torno de um bem comum”, observa a autora.

Curas pela misericórdia
O perdão é outro tema que permeia os escritos de Joaquina Donato. Ao longo dos 16 capítulos de seu livro, a escritora revela a importância deste assunto, por vezes banalizado em palavras vazias de desculpas. Perdoar, segundo a autora, é algo profundo e requer ações práticas efetivas, inclusive a do ensinar sobre o perdão.

“A falta do perdão gera ressentimentos profundos que afetam todo nosso ser e causam transtornos irreparáveis. Além de gerarem doenças físicas e psicológicas, os maus sentimentos causam bloqueios que impedem coisas boas de fluírem em nossas vidas, nos relacionamentos e na prosperidade”, esclarece Joaquina Donato.

Pluralidade de situações
Ao longo de mais de cinco décadas de vivência da espiritualidade, Joaquina Donato coleciona também uma série de revelações não positivas, do ponto de vista social. Declara ter sido alertada por seres espirituais sobre o ataque terrorista às Torres Gêmeas (EUA, 2001), sobre a pandemia de Covid-19, sobre catástrofes ambientais e também sobre várias quedas de aeronaves.

“De modo discreto, procuro informar sobre esses temas e registrar as informações. No entanto, dentro de uma civilização que prima pelo material, é difícil conseguir espaço e credibilidade para esses alertas espirituais”, enfatiza.

E complementa: “Entendo que a minha missão é alertar e promover esse despertar sobre a importância da reconexão com Deus e seus benefícios para uma sociedade marcada pelo individualismo e pela falta de cuidado com o planeta, que é a nossa casa comum”.

Para Joaquina, a obra A delegada de Deus e o mistério da Luz – Uma mente sem limites é um marco pessoal e também um convite para que os leitores revejam a própria trajetória e compreendam que é possível expandir a consciência, criar novos hábitos e viver uma existência mais plena em conexão com o universo.

Sobre a autora
Joaquina Donato é sensitiva, nasceu em Cascavel (PR) em 1963, vive em Curitiba e se dedica à espiritualidade há mais de 50 anos.

É formada em Teologia pela PUC-PR e criou o blog www.omisteriodaluz.com onde compartilha suas previsões, experiências religiosas místicas e revelações de fenômenos sobrenaturais.

Redação O Diário de Maringá

Redação O Diário de Maringá

Notícias de Maringá e região em primeira mão com responsabilidade e ética

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *