A Globo muda. Para melhor e para não morrer
O Grupo GLOBO de Comunicação, está fazendo do limão uma limonada.
Está em andamento, construído a duras penas, um CASE que certamente será, no curto prazo, tema de vários trabalhos acadêmicos de Empreendedorismo, Marketing e superação.
Acostumada as mordomias por ser sempre aliada aos governos, não importando a cor nem mesmo a ideologia, a Globo, se aliou desde os governos militares até o recente domínio da esquerda, representada pela força do PT.
Por conta disso, também, acabou por criar dependência financeira dos recursos oriundos das gestões, desde municipal até chegar à União, por meio direto do governo e indireto das empresas, órgãos e tudo mais que tivesse vínculo com o poder.
Esse modelo de gestão, repentinamente sofre um colapso oriundo das costas viradas do governo do Rio de Janeiro chegando ao nível máximo com o Governo Federal.
Essa gestão de Bolsonaro é inimiga pública da Globo.
Certos de que, quanto mais se baixa, mas as “vergonhas” aparecem, decidiu por mudar o rumo da prosa.
Inteligentemente a Globo admitiu o fim das TV’s convencionais. O sucesso estilo Netflix, impõe as emissoras uma revisão imediata de seu portfólio.
É hora de mudar.
E vale a tentativa, eu diria convicção da direção global no sentido de tornar-se uma fornecedora de conteúdo.
Tecnologia, recursos matérias, experiência é o que não falta. Transforma tudo isso em produto a ser oferecido ao mercado é sua expertise.
Vai se dar bem.
Chegara um dia, consequência do sucesso de marketing que essa virada promoverá, em que seus dirigentes admitirão, pelo menos na intimidade que depender de afagos, tapas nas costas, e outros meios pouco republicanos, não garante a eternidade do sucesso.
O que garante é ser “dono da bola”, produzir, vender com base na qualidade o que se produz, tratar o mercado jornalístico com profissionalismo e imparcialidade.
A Globo, muda para não morrer, ao mesmo tempo que essa mudança a levará, certamente cada vez mais para cima.
Paulo Fernando C. Valle Vergueiro, Administrador de Empresas, Habilitado em Comércio Exterior, Jornalista MTB 0011817/PR, Pós Graduado em Gestão Ambiental; Desenvolvimento Urbano e Social; Marketing, Professor Universitário, Consultor de Empresas, Assessor Político, Atualmente é Gerente Comercial do Aeroporto Regional de Maringá, Foi Diretor de RH da Pref. Mun. de Maringá.