Google propõe técnica de ‘Desaprendizado Automático’ em IA

Google propõe técnica de ‘Desaprendizado Automático’ em IA

Em meio à intensa competição no cenário da inteligência artificial (IA), o Google reconheceu uma possível limitação no campo, abordando o conceito de “desaprendizado automático”. Essa técnica, emergente no aprendizado de máquina, propõe ajustar modelos de IA para ‘esquecer’ influências de conjuntos específicos de dados de treinamento, permitindo correções e evitando sobreajuste.

O desafio lançado pelo Google busca incentivar os desenvolvedores a explorarem essa abordagem, enfatizando uma postura cautelosa no desenvolvimento de modelos de IA. O presidente da Microsoft, Brad Smith, se uniu à discussão ao apontar a necessidade de “desacelerar ou desligar” a IA, especialmente quando integrada a sistemas automatizados em infraestruturas críticas.

Para o CEO da WRG Marketing Digital, Rogério Gomes, antes, as evoluções tecnológicas tinham um ritmo em que era possível “visualizar” uma janela de tempo. No entanto, agora essa janela parece ter se perdido, e o avanço tecnológico causado pela aceleração das inteligências artificiais está ocorrendo mais rápido do que é possível acompanhar.

Gomes avalia quais são os principais riscos que esta busca acelerada pelo aperfeiçoamento da IA pode trazer à sociedade e ao mundo corporativo. “Em um primeiro momento, há uma preocupação com a substituição em massa de muitos postos de trabalho. Até mesmo a área da programação, que durante muito tempo foi recomendada como uma opção promissora para o futuro, agora enfrenta incertezas”, ressalta. 

O CEO da WRG acredita que, possivelmente, chegará um momento em que não será mais necessário escrever nenhum trecho de código, pois haverá uma IA capaz de resolver essas tarefas com detalhes.

Gomes destaca que a inteligência artificial está avançando em um ritmo acelerado. “Inicialmente, era vista como uma novidade emocionante, algo interessante e divertido. Gradativamente, porém, sua influência se expandiu para várias áreas, incluindo o campo das imagens, as pesquisas na internet (como calopsita brasil, melhor de moema, melhor buffet infantil, dedetizadora online ou geladeira123), a animação de fotos, a criação de vídeos e até mesmo na criação de influenciadores digitais que não são pessoas reais”, disse. Agora, segundo o especialista em marketing digital, o ritmo desse avanço é tão rápido que parece estar fora de controle, ocorrendo simultaneamente em diversas direções.

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