15,9 mil pessoas morreram no Brasil em acidentes do trabalho de 2016 a 2022
Na classificação nacional, o Paraná ocupa o 5º lugar no ranking de estados que mais registram acidentes de trabalho
No dia 28 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho, tornando-se o mês conhecido como Abril Verde. Segundo dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho de 2023 (AEAT), durante o período de 2016 a 2022, 15,9 mil pessoas morreram no Brasil por conta de acidentes no trabalho. A Delegacia Regional do Trabalho aponta que em média, anualmente, o Paraná registra 220 mortes, 812 incapacitados e 30 mil acidentes no setor formal, colocando o estado em 5º lugar na classificação nacional.
Assista a TV Diário aqui
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 96% dos acidentes de trabalho poderiam ser evitados com práticas simples, como o uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPI) e/ou a criação de programas de prevenção. É pensando nisso que o Hospital São Vicente busca constantemente adotar iniciativas que conscientizam os funcionários sobre a importância da saúde e segurança no trabalho. “As empresas precisam criar uma cultura dentro dessa pauta, indo além do cumprimento dos requisitos legais”, explica a diretora-executiva do Grupo Hospitalar São Vicente, Marcia Schneider.
Parana Pesquisas: Silvio Barros é o mais rejeitado pelos maringaenses
O Hospital contém um setor de segurança e medicina no trabalho que atende aos requisitos legais e coloca em prática iniciativas que vão além do arcabouço regulatório para oferecer as melhores condições de trabalho. Segundo a diretora-executiva, com os treinamentos adequados e com uma equipe da segurança do trabalho ativa nos setores, que realizam rondas de cuidado, os resultados são vistos diariamente.
“O Hospital São Vicente de Curitiba foi escolhido em 2023 como a melhor empresa na área de segurança e saúde no trabalho na categoria “Área Hospitalar”, pelos comendadores em SST, pela ANIMASEG – Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção do Trabalho. Isso é reflexo de como as nossas ações surtem efeito dentro de uma equipe que conta com quase 2 mil pessoas, entre funcionários próprios, terceiros, e médicos”, finaliza Marcia.