Nishimori chefia Missão Econômica com foco em intercâmbio educacional e soluções para o tratamento de câncer
A comitiva é composta por reitores, empresários e representantes da área de Saúde e Educação.
O deputado federal Luiz Nishimori (PSD-PR) liderou a 53ª Missão Diplomática e de Amizade Brasil-Japão. Nishimori tem desempenhado esse papel de fortalecimento das relações bilaterais desde seu primeiro mandato como deputado estadual. Esse esforço conjunto resultou em inúmeros projetos colaborativos entre as duas nações.
Atualmente, mais de 700 empresas japonesas estão estabelecidas no Brasil, uma parceria de grande sucesso que contribui significativamente para a geração de empregos e renda para a população. Nishimori desempenhou um papel fundamental na atração de grandes empresas para o Estado do Paraná, como a Sumitomo Rubber, responsável pela produção dos Pneus Dunlop no Brasil, que já expandiu suas operações, gerando mais de 3 mil empregos em Fazenda Rio Grande. Recentemente, foram finalizadas as negociações para a instalação da fábrica de macarrão instantâneo da Nissin, que iniciará suas obras em junho de 2024 e suas operações em março de 2026, tornando-se a terceira fábrica da empresa no país.
Desta vez, a comitiva foi composta por reitores de universidades do Paraná, empresários dos setores de educação e saúde, e representantes de associações que atendem familiares de pessoas com câncer. Durante uma semana, a comitiva participou de diversas reuniões na embaixada, consulados, governos, assembleias legislativas, prefeituras, empresas de tecnologia como a Hitachi, universidades e escolas públicas e privadas.
A comitiva também teve audiências na Dieta, equivalente ao Congresso Federal, e aproveitou a oportunidade para homenagear a deputada Yuko Obuchi com uma Menção Honrosa em nome do Grupo Parlamentar Brasil-Japão da Câmara dos Deputados. Obuchi é uma das principais contribuidoras para o fortalecimento das relações bilaterais entre o Brasil e o Japão.
Um dos objetivos da missão foi investigar a possibilidade de trazer a máquina de prótons para o tratamento do câncer para o Brasil. Esse tratamento, menos invasivo, utiliza feixes de luz que atingem apenas as células cancerígenas, poupando os tecidos saudáveis.
A comitiva também visitou a Universidade de Tsukuba, onde, por intermédio do deputado federal Luiz Nishimori, está sendo estabelecido um Convênio de Intercâmbio Acadêmico com universidades do Paraná, por meio do Governo do Estado do Paraná e da Fundação Araucária.
Nishimori reiterou a importância desse trabalho bilateral, afirmando que “é uma parceria de grande sucesso que já trouxe resultados significativos para ambas as nações. Esta missão fortalece os laços de amizade e abre portas para novos projetos e negociações”.