As obras de modernização do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Luiza Martos Múrcia Fontes vai beneficiar 150 crianças além dos servidores da unidade. A entrega será nesta terça-feira (26), às 9 horas. O Centro fica na rua Lobélia, 275, Jardim Industrial e recebeu investimento de R$ 1.295.347,29 com recursos próprios do município. Durante as obras, o CMEI José Luiz Beltran e CMEI Aparecida Fortunata Bartalini Seneme atenderam os alunos do Centro.
No quesito reforma, foram um total de 272,71 m² contando com a secretaria, direção, coordenação pedagógica, almoxarifado de material pedagógico, sala dos professores, refeitório e pátio coberto. Já em seis salas infantis, cozinha, espaço de freezers, depósito de alimento, lavandeira, depósito de material de limpeza e estendal, a ampliação total foi de 374,82 m².
Homenageada
Luiza Martos Múrcia Fontes nasceu em 1918. No ano de 1949 chegou em Maringá com o marido e os filhos Luiza e Miguel ainda pequenos. Dedicou-se ao seu trabalho de costureira, recebendo um grande número de encomendas, inclusive de noivas. Devido à sua habilidade com costura, organizou uma equipe que fazia faldas e cueiros para o Roupeiro Santa Rita de Cássia, de Maringá, destinando tudo para as famílias pobres.
Nos anos 60, Luiza deixou a profissão de costureira e se dedicou integralmente à filantropia. Foi uma das fundadoras da Obra do Berço, costurando fraldas e cueiros por décadas. Realizava também bingos beneficentes em sua casa, destinando os recursos para a manutenção de duas creches. Muitas pessoas enfermas foram tratadas através da renda proveniente dos bingos. Os bingos aconteceram por mais de 20 anos. Recebeu em 2004 o título de Cidadã Honorária do Paraná pelos seus serviços prestados na cidade. Morreu em 26 de abril de 2008