Teatro Barracão recebe melhorias e reabre dia 14 de novembro.
O Teatro Barracão ficou por 15 dias fechado a fim de receber reformas que vão proporcionar uma melhor experiência tanto para o público quanto para os artistas. As obras envolveram a instalação de seis aparelhos de ar condicionado de 60 mil BTUs cada, renovação da parte de urdimento com seis varas de luz automatizadas, o único da região a ter essa estrutura. As cortinas manuais também foram substituídas, foram adquiridos três rack dimmer digitais, além da mesa de iluminação ETC (Electric Theater Control).
Inaugurado em 4 de julho de 1989, o espaço ainda não tinha o sistema de condicionamento de ar disponível. Os espetáculos que inicialmente seriam apresentados no local foram transferidos para a Casa de Cultura do Jardim Alvorada nesse período. Até o final do ano, a agenda do Barracão está 100% fechada com programações culturais e o local vai retomar as atividades na próxima semana, segunda-feira (14), com um espetáculo de final de ano dos alunos do Colégio Santa Cruz.
“Essa mesa de iluminação é a mundialmente conhecida para o teatro. Essa gestão foi a que mais prezou por nossos teatros, que são únicos. Todas as pessoas de fora que vêm se apresentar aqui se encantam com a nossa estrutura, que tem um estilo diferenciado e mais alternativo”, comentou o responsável pelo Teatro Barracão, Luiz Carlos Locatelli.
A secretária de Cultura, Olga Agulhon, destacou a importância dessas aquisições. “Esses teatros fazem parte de nossa história e é nosso dever mantê-los. Todas essas alterações foram necessárias e visam maior comodidade e conforto tanto para a plateia quanto para os artistas que se apresentam”, disse.
Reforma
Também receberam manutenção e reforma o Teatro Reviver, que agora conta com seis aparelhos de ar condicionado de mesma potência do Barracão, e o Teatro Calil Haddad, que teve a cortina interna substituída. Nos três teatros, o investimento na aquisição dos materiais novos foi de R$ 277 mil. O Teatro Barracão tem capacidade para 215 pessoas, o Reviver pode receber até 203 pessoas. Ambos são construídos em madeira e têm um estilo rústico. Já o Calil Haddad, maior teatro da região, acomoda 759 pessoas.