Câmara de Maringá recebe Prêmio Gestor Público 2016.
A Câmara Municipal de Maringá recebeu o Prêmio Gestor Público do Paraná, como destaque entre municípios da região, reconhecendo a qualidade e importância do projeto Câmara Mirim.
O presidente da Câmara, vereador Chico Caiana (PTB) recebeu o prêmio na Assembleia Legislativa do Paraná acompanhado do coordenador da Escola Legislativa Joaquim dos Santos e dos servidores Adriano Prado e Eduardo Siqueira.
O projeto Câmara Mirim foi instituído como atividade da Escola Legislativa, da Câmara Municipal de Maringá, em 2013, pelo presidente Ulisses Maia. A primeira turma foi organizada no segundo semestre de 2013, iniciando o período de trabalho em outubro daquele ano até outubro de 2014. Em outubro de 2014, assumiu a segunda turma; em outubro de 2015, a terceira e, em outubro de 2016, a quarta turma com mandato até outubro de 2017.
O presidente da Câmara considerou o Prêmio um incentivo ao fortalecimento das atividades da Escola Legislativa, um elo cada vez forte de ligação entre a Câmara e a comunidade, em diversos projetos educacionais, de pesquisa e inclusão pela cidadania e para a democracia.
CÂMARA MIRIM – O projeto Câmara Mirim foi criado para estudantes do Ensino Fundamental, em 2013. Nas atividades as crianças e adolescentes recebem informações sobre a Constituição, a Lei Orgânica do Município, a democracia e o funcionamento dos poderes, especialmente o Legislativo.
A Escola Legislativa, de Maringá, procura se inserir nesse espaço inovador de educação que escapa ao ambiente formal das instituições escolares tradicionais, tornando-se um exemplo de como o Poder Legislativo pode contribuir para o conhecimento, a cidadania e a democracia.
ESCOLA LEGISLATIVA – Criada pela Lei Ordinária 9500/2013, a Escola Legislativa, de Maringá, tem como objetivo desenvolver ações educacionais voltadas para a formação e o desenvolvimento cultural e profissional dos vereadores, servidores públicos e vários segmentos da sociedade civil organizada.
Com foco no tema Poder Legislativo e Ações Políticas, a Escola Legislativa procura direcionar suas ações para quatro eixos de trabalho: pesquisa e assessoria legislativa para os vereadores e funcionários desta Casa; aproximação do Poder Legislativo local com instituições de ensino, pesquisa e a comunidade acadêmica; desenvolvimento de eventos de interesse da sociedade civil, principalmente, a formação de agentes políticos e a promoção de ações conjuntas com as demais Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas do País.
A Escola é coordenada por Joaquim dos Santos, doutor em Letras, área da sua graduação. Integram a equipe da escola Adriano Prado Marquioto, formado em Educação Física, e Eduardo Siqueira, diplomado em Letras, com especialização em História das Revoluções e Movimentos Sociais.
O PRÊMIO – O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) instituiu o Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) que, em 2016, teve a sua quarta edição.
A Assembleia Legislativo do Paraná (ALEP) apoia o prêmio, cedendo seu plenário as premiações.
Em 2016, 56 prefeituras do Paraná participaram da iniciativa, além de um consórcio composto por mais 12 municípios. Ao todo, foram 123 trabalhos inscritos. O sucesso reflete o trabalho e a dedicação dos Auditores Fiscais de todo Estado que verificam por meio do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) a implementação de boas ideias para o desenvolvimento das cidades paranaenses.
A temática dos projetos na edição 2016 foi: “Trabalho: o município promove. O Estado avança”. O Prêmio tem como objetivo reconhecer e destacar os gestores públicos que tenham em seu plano de governo (ou plano de gestão de Câmaras Municipais) iniciativas que agregam valores positivos aos municípios, estimulando o desenvolvimento econômico e social da população.