Para 51% dos empresários vendas de Natal foram boas e para 19% foram ruins, detecta pesquisa da ACIM.
Diante de um cenário de retração da economia brasileira em 2016, com perspectiva de decréscimo do Produto Interno Bruto (PIB) superior a 3%, as vendas de Natal do comércio maringaense foram positivas.
Segundo pesquisa feita pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), 42% dos lojistas afirmaram que o faturamento de Natal foi bom, enquanto que 9% registraram excelentes vendas, 30% afirmaram que o faturamento foi regular e 19% disseram que foi ruim.
O percentual de comerciantes que declarou que as vendas foram boas ou excelentes ficou igual a 2015: 51%. Os que alegam que tenha sido ruim forma em número maior que 2015, onde havia sido 13%.
Na semana que antecedeu o Natal 57% registraram igual ou maior faturamento que no natal de 2015 (28% igual e 29% maior que 2015). O maior fluxo de vendas, como acontece todos os anos, foi nos três dias que antecederam o Natal. Cartão de crédito foi o meio mais usado, com 69% das compras. Confecções, calçados, acessórios e brinquedos foram, nesta ordem, os produtos mais vendidos.
Se destaca também que 23% das empresas investiram em divulgação em redes sociais. 60% das vendas se concentraram entre $100 a $170,00.
A pesquisa foi feita entre 26 e 29 de dezembro com empresas associadas.