Prefeitura em ação para recuperar estragos depois de forte chuva.
Após forte vento e chuva, a Secretaria de Serviços Públicos, realizou nos últimos dois dias a retirada de 20 árvores principalmente na região central e sul do município. Desde a madrugada desta quarta (11) a Gerência de Arborização trabalha para retirar árvores que obstruem o trânsito e oferecem riscos à população.
Além da queda das árvores, a Secretaria de Mobilidade Urbana reparou semáforos que pararam de funcionar, devido à falta de energia, no cruzamento das avenidas Duque de Caxias com a Tiradentes. Nesta quarta, a ação ocorreu na avenida Colombo, limite com o município de Sarandi.
Para solicitar o recolhimento e poda de árvores os cidadãos devem entrar em contato com a Prefeitura de Maringá, através do telefone 156, de segunda a sexta, das 8 as 17 horas. Nos outros dias e horários, o contato é o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193. Já com relação aos semáforos em caso de pane, a população deve ligar no telefone 9995-29393.
O gerente de Arborização, André Luis Pinto, destaca que a falta de manutenção de máquinas, legado deixado pela administração anterior, dificulta o trabalho. “Janeiro e fevereiro são os meses mais chuvosos e vamos intensificar o trabalho emergencial na poda e retirada de árvores”, diz.
Proprietários de imóveis, veículos e outros bens atingidos com a queda de galhos e árvores podem pedir o ressarcimento de valores pagos com os consertos, sendo necessárias as fotos do acidente e o levantamento de três orçamentos e a vistoria realizada pela Prefeitura realizada antes do reparo dos danos. A solicitação de ressarcimento deve ser feita na praça de atendimento do Paço Municipal, aberta das 8 às 17 horas.
O pedido de ressarcimento será deferido somente após a aprovação com o parecer técnico de engenheiros da Secretaria de Serviços Públicos e da Procuradoria-Geral do Município.
Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), um sistema de baixa pressão localizado no Paraguai e uma frente fria que se desloca pelo oceano Atlântico, mantêm o tempo instável no Paraná. São esperados novamente eventos de chuvas, com trovoadas e rajadas de vento moderadas a ocasionalmente fortes a partir da tarde, nas diversas regiões paranaenses.