Evento na Câmara ressalta importância de conexão com os jovens.
Os três Poderes devem se conectar com os jovens, para que as novas gerações possam conhecer o seu funcionamento, reforçar a cidadania e participar da construção de um novo Brasil. Essa foi a principal ideia defendida pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), desembargador Luis Fernando Tomasi Keppen, na palestra proferida na manhã de hoje no Plenário da Câmara Municipal de Maringá.
Sob o tema Boas Práticas Municipais: Idéias, projetos e inovações, o encontro foi promovido pela Câmara Municipal de Maringá, através da Escola Legislativa, em parceria com o TRE, Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, União dos Vereadores do Brasil e a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense.
Assinaram a lista de presença 112 pessoas, entre elas o prefeito de Floraí e presidente da Amusep, Fausto Eduardo Herradon, os vereadores maringaenses, os juízes eleitorais do Município, vereadores das cidades paranaenses de General Carneiro, Ivatuba, São Jorge do Ivaí, Paiçandu, Mandaguaçu, Marialva, Sarandi e Floresta; e quatro vereadores de Alto Taquari, do Mato Grosso.
Para o presidente do TRE, as recentes ocupações de escolas públicas pelos estudantes são a forma que os adolescentes acharam para expressar a sua voz, por não encontrar outro espaço para manifestar o seu pensamento. Daí a importância dos poderes constituídos de promoverem ações educativas e formativas voltadas aos jovens.
Em sua fala, o presidente da Câmara Municipal de Maringá, Mário Hossokawa, citou a satisfação em receber um evento de tal magnitude, ressaltou o descrédito em que a classe política se encontra no Brasil e a importância de eventos dessa natureza para divulgar ações promovidas para que as pessoas conheçam o verdadeiro papel de um agente político.
Nesse sentido, ele ressaltou as ações que têm sido desenvolvidas pela Escola Legislativa da Câmara local, como a Câmara Mirim – que atende a alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental; o Estágio-Conhecimento, voltado aos universitários; e a Visita Guiada, que atende a todas as faixas etárias.
Hossokawa informou também que a Câmara de Maringá já está em processo para criar o Parlamento Jovem, voltado para os estudantes do Ensino Médio. E com isso, ainda na atual gestão, a Casa passará a atender também a essa faixa etária.