Procon e Ipem fiscalizam peso e excesso de gelo nos pescados.
O Procon de Maringá e o Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) iniciaram nesta segunda, 20, a fiscalização do peso e excesso de gelo de pescados em supermercados do município. A ação conjunta será realizada até quarta, 22, e os produtos congelados serão analisados em laboratório pelo Ipem. Os pescados resfriados como o bacalhau são pesados no próprio local.
A legislação permite que o teor máximo de água para o produto congelado seja de 20 %. Com relação ao peso, produtos acima de 1 kg podem ter variação máxima de 10 gramas. Constatada irregularidade os estabelecimentos serão multados e deverão retirar o produto das prateleiras.
Antecedendo a Semana Santa, período em que aumenta a procura de pescados, o Procon também realizará pesquisa de preços para auxiliar os consumidores.
O diretor do Procon, Rogério Calazans, ressalta que a ação é o início de operações conjuntas com o Ipem que ainda fiscalizarão as bombas de combustíveis, quanto à regularidade na medição do litro do produto, e outras análises da conformidade de produtos.
Carne
Diante das notícias veiculadas sobre a venda de carne imprópria para consumo e considerando ainda que parte da operação da Polícia Federal foi realizada em Maringá, o Procon de Maringá abriu investigação preliminar para apurar se efetivamente produtos impróprios para consumo foram comercializados ou postos à disposição do consumidor na cidade. Havendo a constatação das irregularidades, o órgão de defesa do consumidor irá propor uma ação civil pública, visando condenar as empresas responsáveis pelas irregularidades por danos morais coletivos.