ANS quer mudar regras do plano de saúde.
Agora vai ficar mais fácil trocar de plano de saúde. Isso porque a ANS está mudando as regras atuais para mudança de plano. Segundo dados da agência, reclamações relativas à suspensão e rescisão contratual, ou seja, cancelamento do plano, são as QUARTAS mais comuns. Karla Coelho, diretora dessa área na Agência Nacional de Saúde Suplementar, explica as mudanças.
Hoje, só quem está em planos, individuais, ou coletivos por adesão, pode trocar de plano.E isso só pode ser feito em uma janela, perto do aniversário do contrato. Além disso, nessa troca, a carência, ou seja, aquele período que a pessoa paga o plano mas ainda não pode aproveitar todos os serviços, começa do ZERO. Com a mudança, a carência não precisa ser cumprida DUAS vezes e a troca pode ser feita a qualquer momento.
A consulta pública para definir novas regras para trocar de planos está disponível até o dia 11 de setembro pelo site www.ans.gov.br./ Todas as pessoas interessadas podem acessar o site e dar a sua opinião. As novas regras começam a valer depois do final da consulta pública.