Cuidado com o golpe do SPC.
Anúncios como: limpe seu CPF, tire seu nome do SPC ou da Serasa podem ser golpe. Acontece assim: as empresas criam anúncios em outdoors ou na internet com a promessa de que vão limpar o nome da pessoa para que ela tenha direito a adquirir crédito. Mas as empresas acabam cobrando adiantado pelo serviço e, na maioria das vezes, não conseguem cumprir o que prometeram.
Uma pesquisa divulgada pelo SPC mostrou que quase DEZ POR CENTO dos consumidores inadimplentes contrataram empresas para limpar o nome. E mais da metade acabou vítima do golpe. Em casos em que o nome está negativado a solução é pagar as dívidas para que o CPF saia do cadastro de devedores. E caso seja necessário, o ideal é pedir ajuda de um advogado, ou de alguém de confiança.
O SPC e a Serasa são cadastros que registram informações pessoais, como nome, CPF, endereço, além de dados financeiros como dívidas atrasadas, cheques protestados e cheques roubados. A intenção é dar informações para lojas e bancos na hora de vender a prazo, emprestar dinheiro ou fazer financiamentos. Na prática, ter o nome nesses cadastros significa que você tem uma dívida que não foi paga e, por isso, não é considerado um bom pagador.