Gaeco prende três agentes carcerários e mais quatro pessoas que promoviam tráfico em delegacia.
O Núcleo Regional de Londrina do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná, com apoio da 1ª Promotoria de Justiça de Cambé, deflagrou na manhã desta terça-feira, 15 de agosto, operação para coibir ações executadas por grupo criminoso que agia na carceragem da delegacia de Cambé, na Região Metropolitana de Londrina (Norte-Central paranaense).
Segundo apurou o MPPR, a organização promovia o tráfico de drogas e a comercialização de aparelhos celulares, cigarros e outros objetos no interior da unidade prisional, contando com a colaboração de agentes carcerários. A operação resultou no cumprimento de sete mandados de prisão preventiva, buscas e apreensões em nove locais e cinco conduções coercitivas.
De acordo com as investigações do Gaeco, a organização era liderada por um agente carcerário que chefiou a carceragem da delegacia de Cambé, contando com a colaboração de um detento de confiança e da esposa deste, entre outras pessoas, incluindo agentes públicos.
Os envolvidos são acusados da prática dos crimes de associação criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva, peculato, favorecimento real, tráfico de drogas e associação para fins de tráfico.