Prefeitura credencia clínicas e hospitais veterinários para castrações.
A Prefeitura está credenciando clínicas e hospitais veterinários do município interessados em prestar serviços veterinários de castração de animais domésticos (fêmeas e machos de cães e gatos). As empresas deverão protocolar os documentos estabelecidos em edital – conforme documento anexo – na Diretoria de Licitações (2º andar – Paço Municipal) até as 9 horas do dia 25 de setembro.
A administração municipal pagará ao credenciado o valor de R$ 130 por animal, independentemente da espécie, sexo e tamanho. Serão disponibilizados recursos para a realização de um total estimado de três mil cirurgias por ano. A quantidade de procedimentos serão divididos em partes iguais entre os credenciados devidamente habilitados para contratação.
O credenciamento das clínicas ampliará o serviço de castração promovido pelo município que já realizou apenas no primeiro semestre 1.660 procedimentos. O número já supera o de todo 2016 que registrou 258 castrações.
Se anteriormente as castrações eram destinadas apenas às fêmeas, a administração estendeu o procedimento aos machos e desburocratizou o processo que prioriza às famílias de baixa renda, associações e protetores independentes. Atualmente as castrações realizadas com recursos municipais são feitas por cinco clínicas cadastradas.
Além de evitar o aumento populacional de animais de rua, a intensificação nas castrações previne doenças do aparelho reprodutivo dos machos e fêmeas e pode aumentar a expectativa de vida dos animais.
A ampliação das castrações integra a política pública da atual gestão para causa animal que no primeiro semestre criou a Diretoria de Bem-Estar e Proteção Animal, destinando prédio do Parque Ingá para uso exclusivo da diretoria, veículo para resgate de animais e estruturou equipe para fiscalização de maus-tratos.
Saiba mais
Diretoria de Bem-Estar Animal
Avenida Laguna, 668. Telefone: 3901-1885
De segunda a sexta, das 8 às 11h30, e das 13h30 às 17 horas.
Solicitações de castrações, resgate de animais de rua feridos ou doentes, e denúncias sobre maus-tratos deverão ser comunicados ao 156 de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.