Cida Borghetti anuncia verba para compra da sede do Nucria em Maringá.
O município de Maringá passará a contar com os serviços do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas Crimes (Nucria). A liberação de R$ 605 mil para a aquisição do imóvel da unidade especializada na cidade foi autorizada pela governadora em exercício, Cida Borghetti, nesta quinta-feira (31).
“A estrutura própria do Nucria é essencial para a proteção das crianças e adolescentes. Um ambiente que vai melhorar as condições de trabalho dos nossos servidores e assegurar um atendimento com mais qualidade e privacidade às vítimas e familiares”, afirmou Cida Borghetti.
O recurso é proveniente de um convênio com o Fundo Estadual para a Infância e a Adolescência (FIA), conforme deliberação Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDCA/PR).
Em Maringá, profissionais que integram o quadro da Polícia Civil serão realocados para a unidade, que contará com delegado, investigadores e escrivão.
“O Nucria tem importante papel nas investigações relacionadas à violação de direitos de crianças e adolescentes, como crime sexual ou violência doméstica”, afirma o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita.
É também combativo em todos os tipos de crimes contra vítimas nessas fases da vida. Por meio de parceria com prefeituras ou outros órgãos, o Nucria trabalha em parceria com psicólogos para atender as crianças vítimas de crime.
INTERIORIZAÇÃO – A implantação do Nucria em Maringá faz parte do projeto de interiorização da delegacia especializada no Paraná, instituída pelo Governo do Estado. Além da capital, as cidades de Paranaguá, Londrina, Cascavel, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu já contam com o serviço.
“Com essas delegacias é possível que a Polícia Civil consiga implementar mais agilidade na apuração dos crimes em que crianças e adolescentes são vítimas. É um importante avanço”, acrescenta o delegado-geral da Polícia Civil, Julio Cezar dos Reis.