Sarampo mata!

0
687

ATENÇÃO: SE VOCÊ APRESENTA ESTES SINTOMAS, PROCURE UM SERVIÇO DE SAÚDE E EXIJA QUE SEJA COMUNICADO A EPIDEMIOLOGIA ATRAVÉS DE NOTIFICAÇÃO.

O que é sarampo? Sarampo é uma doença respiratória grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Cuidado pois o Estado de São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro apresentam casos positivos. Atualmente, um único caso positivo no Paraná (Campina Grande do Sul).A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.
Quais são os sintomas do sarampo? Toda pessoa que, independente da idade e situação vacinal, apresentar.

  1. Febre 2. Manchas vermelhas(Exantema maculopapular) 3. Acompanhados de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas:  Tosse e/ou; Coriza e/ou; Conjuntivite.
    Um único sintoma não significa que você tem Sarampo, procure os serviços de saúde para ser diagnosticado por pessoas habilitadas, principalmente se você veio de cidades consideradas de risco (Epidemia).
    Como prevenir o sarampo? O sarampo é uma doença prevenível por vacinação. Vacine-se!!!
    Quando tomar a vacina do sarampo? Aos 12 meses de idade (1 ano) – Primeira dose; Aos 15 meses de idade- Segunda dose e última dose por toda a vida. Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade? Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina; Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente. Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra? De 1 a 29 anos – São necessárias duas doses; De 30 a 49 anos – Apenas uma dose.
    Vai viajar para área com epidemia de Sarampo(Brasil ou outros países)?  Procure a UBS mais próxima de sua casa, 15 dias antes da viagem, para atualizar a carteira vacinal de todos que irão se deslocar para áreas consideradas de risco. Sarampo mata!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui