Semana da Pessoa com Deficiência valoriza a inclusão escolar
A Semana da Pessoa com Deficiência vai até domingo, 15, e ressalta a valorização da inclusão escolar. No município são atendidos 570 alunos e para viabilizar o compromisso com o respeito às diferenças, cerca de 400 profissionais estão capacitados para acompanhar as crianças que precisam de auxílio no desenvolvimento de atividades.
Referência no estado, Maringá conta com 19 salas de estimulação para alunos ainda não diagnosticados. O espaço atende principalmente dos 0 aos 6 anos, período marcado por grande avanço físico, intelectual, social e emocional. A rede municipal tem ainda 22 salas multifuncionais, espaços com recursos para auxiliar no aprendizado de crianças com deficiência.
Para aqueles com dificuldade na linguagem, há o Centro de Apoio Especializado (Cemae). Nele são atendidos mais de 200 alunos por semana com uma equipe de 7 fonoaudiólogas e 1 nutricionista.
A Semana é marcada por palestras sobre deficiência e escolarização, autismo e direitos, além de ações de conscientização nas unidades de ensino, histórias de superação com famílias, caminhada e exposição de trabalhos. Eventos são abertos à comunidade.