Marialva :Projeto prevê doações de materiais de construção à famílias carentes
Os vereadores aprovaram por unanimidade na sessão da última segunda-feira (18) o Projeto de Lei Ordinária nº32/2019 que cria a campanha de doações de materiais de construção para famílias carentes de Marialva.
A proposta de autoria dos vereadores Jefferson Garbúggio (PT) e Josiane (PP) foi votada em terceira discussão e segue para a sanção do prefeito. A iniciativa visa arrecadar materiais de construção excedentes de obras empreendidas por pessoas físicas e jurídicas e destiná-los para fins projetos assistenciais e sociais.
Sobras de materiais de construção como areia, tijolos, pisos, telhas, tintas, pedras, pedaços de canos, etc poderão ser aproveitados por famílias beneficiárias do Cadúnico, bem como ao Cadastro de Habitação do Município, para que possam realizar pequenas reformas ou construções.
Segundo Garbúggio a proposta é que, mensalmente, sejam realizadas ações do Poder Público Municipal em parceria com outras entidades para a realização de coleta e distribuição dos materiais doados. “A ideia é que o Município passe nos bairros uma vez por mês recolhendo os materiais depositando as doações em um local específico. A assistência social atuaria selecionando e coordenando a distribuição dos materiais para aqueles que mais necessitam. Muitas vezes, acaba-se comprando mais do que necessita. Sem saber como descartar ou por causa do custo de se contratar uma caçamba, o material excedente é deixado nas calçadas, levado pela chuva. O pouco de cada um pode se transformar no muito para outros”, disse.
Além do impacto social, a vereadora Josiane destacou que a campanha vai evitar o descarte inadequado dos materiais no meio ambiente. “Um metro de areia, um saco de cimento faz diferença no bolso de quem ganha um salário mínimo. Às vezes, a pessoa consegue terminar de arrumar o quartinho para o filho, assentar uma área externa”, comentou.