Terminal Urbano: entenda a mobilidade urbana e recarga de passe
O terminal urbano é uma das maiores obras já realizadas pela Prefeitura de Maringá, impactando diretamente na vida de quem usa o transporte público, comerciantes e moradores do entorno. O projeto de mobilidade urbana integra ônibus, pedestres e bicicletas, além da estrutura pronta no subsolo para receber trem de passageiros. A partir de domingo, 1º, as linhas de ônibus circulam na nova estrutura. Veja como vai funcionar:
O terminal urbano tem duas entradas para pedestres: na avenida Tamandaré, no rumo da catedral e a outra na avenida Horácio Racanello. Para atravessar dentro do terminal com mais segurança, foram instalados semáforos para pedestres.
Os ônibus entram pelas avenidas Herval, Duque de Caxias e Tamandaré e saem nas avenidas Horácio Racanello, Herval e duas saídas na Tamandaré (veja a imagem). O bicicletário fica dentro do terminal, próximo do acesso da avenida Horácio Racanello.
Recarga de passeCom o Cartão Passe Fácil, os usuários do transporte urbano são beneficiados com a integração com outras linhas, sem pagar outra passagem. Cada linha tem um prazo estipulado de integração, como era feito anteriormente (veja o anexo). Entre as linhas metropolitanas e urbanas, a integração é de 50% de desconto.
A recarga do cartão é realizada nas duas edificações circulares, localizadas nas duas extremidades do terminal (uma próxima a avenida Duque de Caxias e outra na Avenida Herval). A tarifa para o transporte urbano permanece a mesma: R$ 4,30.