Prefeitura apresenta Plano de Contingência contra coronavírus
A Prefeitura de Maringá apresentou na manhã de hoje, 13, o Plano de Contingência contra o CoronaVírus (Coronavirus disease – Covid-19). Foram assinados dois decretos sobre planos de ação e formação do Grupo Executivo Municipal Emergencial (GEM-ESP) e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS). Maringá teve seis casos suspeitos de Covid-19 descartados e há dois em monitoramento. “Maringá está preparada, mas vamos tomar medidas sem precipitação”, anunciou Ulisses Maia.
Em seguida secretário de Saúde, Jair Biatto, fez rápida apresentação mostrando o que os grupos formados já fazem e características da doença. Ele citou que período que Covid-19 fica numa região é de cinco meses. “A infecção é rápida. As estatísticas mostram que uma pessoa infectada tem potencial para transmitir o vírus para outras três”, disse o secretário.
A princípio, aulas e eventos na cidade estão mantidos e isso será reavaliado diariamente. O que deve ser adiado num primeiro momento são eventos com idosos, que é classe mais suscetível à doença. Na próxima segunda-feira haverá dois eventos no auditório Hélio Moreira abordando sintomas, prevenção, diagnóstico e tratamento. Um às 8h para equipes médicas e outro às 14h para sindicatos, associações, conselhos, entre outros.
Os sintomas do Covid-19 são parecidos com da gripe. Como febre, dor na garganta, nariz escorrendo. Mas com complicações como náusea, vômito e diarreia. Deve-se deixar ambientes ventilados, evitar contato físico e não ficar em aglomerações. A prefeitura maringaense também receberá 15 profissionais do programa Mais Médicos e já há quatro UTIs do Hospital Municipal preparadas para receber pacientes com Covid-19.
PREVENÇÃO – Acompanhe pelas páginas da prefeitura na internet as informações atualizadas. Participaram do evento hoje secretários e diretores municipais, os vereadores Alex Chaves, Sidnei Telles e Mário Verri, 15ª Regional de Saúde, imprensa, convidados, entre outros.