Bacalhau Jurema: um prato dos deuses no paraíso termal
Acesse este link para entrar no grupo O diário de Maringá no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/CyOAD8ipNlUEr9ymsk6N2u
Acesse o link para entrar no grupo do Telegram do O diário de Maringá https://t.me/odiariodemaringa
Queridinho dos hóspedes de Jurema Águas Quentes, prato também é homenagem à esposa do fundador do complexo hoteleiro
Toda comida especial leva um pouco de seu cozinheiro, seja no tempero, ingredientes, modo de preparo ou no carinho com que cada prato é feito. E no caso do Bacalhau Jurema, além do toque da chefe de cozinha Luzia Aparecida Bertão Loiola, ele vem carregado de muita história. Esse prato é servido no Jurema Águas Quentes, maior complexo hoteleiro de luxo do sul do Brasil.
Com 24 anos de empresa, Luzia, de 45, já fez um pouco de tudo no Jurema Águas Quentes. Assim como a maior parte dos colaboradores do resort, ela nasceu e cresceu naquela região – Iretama, centro oeste do Paraná, a 157 quilômetros de Maringá. Começou a trabalhar ali por conta do pai, que também era funcionário e já está aposentado. Assim como ela, fazem parte do quadro de funcionários do resort várias gerações de famílias da cidade.
Antes de ser chefe de cozinha, Luzia já foi camareira e garçonete. Hoje responsável por 170 pessoas do setor de Alimentos e Bebidas do resort, ela sabe que o Bacalhau Jurema é o queridinho de todo mundo que experimenta a iguaria. “Nossos hóspedes são assíduos, eles vêm aqui várias vezes por ano e não podem ir embora sem provar”, conta. E se a receita é segredo? “Não, temos ela aqui no computador e quando alguém pede, ganha ela impressa, mas sempre vai ficar diferente, cada prato carrega o tempero e amor de quem cozinha”, avalia.
A receita foi passada pela própria Luzia com Cida e Raquel Miguel, proprietárias e filhas de Jurema Pompeo Miguel, esposa do fundador do complexo e que também dá nome ao resort. O prato é servido no jantar duas vezes por semana, às terças-feiras e aos sábados. Mas se o turista não se hospedar nos dias em que o prato está no cardápio e fizer questão de prová-lo, é só procurar pela Luzia: “com certeza vamos dar um jeito, a satisfação do hóspede em primeiro lugar”.
O Bacalhau Jurema não é só sucesso no restaurante do resort. Na casa de Luzia, é o prato preferido do filho Carlos Henrique, de 13 anos, que desde cedo aprendeu a apreciar a gastronomia. Com uma cozinheira de mão cheia dentro de casa, nem poderia ser diferente. “Ele adora esse bacalhau, às vezes faço duas vezes por dia, no trabalho e em casa”, revela.
Confira a receita e, depois de tentar em casa, compartilhe o resultado no Instagram @juremaaguasquentes com a #BacalhauJurema.
Ingredientes
· 1 kg de bacalhau
· 1 kg de batatas
· Azeite e azeitona a gosto
Ingredientes do molho branco
· 2 colheres de margarina
· 300 g de trigo
· 1 leite fervido
· Parmesão, noz moscada e sal a gosto
Modo de preparo do molho
· Derreta a manteiga em uma panela
· Misture trigo, leite quente e mexa.
· Tempere com sal, queijo parmesão e noz moscada.
Modo de preparo do bacalhau:
Um dia antes de servir:
· Dessalgue o bacalhau entre duas e três vezes, trocando a água e reservando na geladeira.
No dia de servir:
· Utilize a água da última dessalgada do bacalhau para cozinhar as batatas
· Cortar as cebolas ao estilo julienne
· Desfie o bacalhau e refogue com cebola e azeite
· Tempere o refogado com azeite, salsinha, azeitona e sal – se necessário
· Reserve o refogado em um pirex
· Misture ao balho branco
· Esprema as batatas em cima da mistura
· Coloque bolinhas de manteiga e leve para gratinar durante 10 minutos a 180 graus
Sobre o Jurema Águas Quentes
O complexo hoteleiro Jurema Águas Quentes reúne dois resorts – Lagos de Jurema Termas Resort e Jardins de Jurema Convention & Termas Resort, e está localizado em Iretama, no Paraná. Um oásis da natureza construído em meio a 3,4 milhões de metros quadrados, os resorts oferecem infraestrutura e atrações que buscam promover de forma integrada a diversão em família, além de ter espaços direcionados ao lazer, esportes, entretenimento e relaxamento.