Segunda etapa dos testes rápidos está em andamento nos bairros
Acesse o link para entrar no grupo do Telegram do O diário de Maringá https://t.me/odiariodemaringa
Acesse este link para entrar no grupo O diário de Maringá no WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/F61igFYgWVTJjiYobrFrdC
Começou na manhã de quarta , 3, segunda etapa dos testes rápidos sobre coronavírus em Maringá. Pesquisadores estão nas ruas de bairros maringaenses com trabalho indo até começo da noite. Previsão é fazer 250 testes hoje. Projeto prevê realização de 950 testes em quatro etapas. Resultado de pesquisa será usado para prefeitura criar campanhas de prevenção ao coronavírus na cidade.
Um dos primeiros a fazer teste foi o aposentado Silvio Ricardo, 64 anos, morador do Jardim Imperial. Resultado saiu em menos de 15 minutos e deu negativo para coronavírus. Residência foi visitada na última segunda-feira por agentes de saúde orientando sobre ida dos pesquisadores para o teste. Procedimento têm diversas situações preventivas, aplicação de questionário e apresentação do resultado na hora para o morador.
Testes são feitos hoje por equipes da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Uningá e Unicesumar, parceiras da prefeitura na pesquisa. Cada universidade conta com cinco equipes com três pesquisadores cada. Testes são aplicados por universitários da graduação e pós, treinandos, identificados por crachá e usando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Equipes são orientadas pelo chefe do Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina e Coordenador do Laboratório de Virologia Clínica da UEM, Denis Bertolini. Testes serão encaminhados para Lepac para término da pesquisa e entrega de dados para Secretaria de Saúde de Maringá.