Porque que a gente é assim?
Faça parte do grupo de notícias de O Diário de Maringá no WatsApp neste link https://chat.whatsapp.com/Ir5qcByldAhFREMQF00u54
Faça parte do grupo de notícias de O Diário de Maringá no Telegram neste link https://t.me/odiariodemaringa
Nesses dias em que as cidades, os estados, o país, o mundo enfrentam a pandemia da doença Covid-19 provocada pelo novo coronavírus, nos deparamos com uma total irresponsabilidade por parte de pessoas que insistem em desrespeitar decretos que aplicam medidas visando proteger as pessoas e evitar a disseminação do vírus.
Fato é que vemos nos noticiários por toda a parte e no dia a dia de nossa cidade diversas denúncias de aglomerações e desrespeitos ao isolamento social. São festas, bailes, bares cheios, pessoas se encontrando em casa de parentes, churrascos e muito pouco caso com um problema que é de todos. Comércios que pelos decretos deveriam estar fechados, para evitar que pessoas saiam de casa, continuam a abrir como se nada estivesse acontecendo. Encontros desnecessários nessa pandemia.
No final de semana a situação é mais complicada ainda. Por exemplo, na cidade onde moro, os campos de futebol públicos e parques infantis estão interditados, com fitas e faixa indicando que o local não deve ser usado. Mas as pessoas vão a esses locais, cortam as fitas e ignoram os avisos, deixando bem claro que estão nem aí para as autoridades sanitárias.
Aposto com você, serão essas pessoas, quando se infectarem, Deus os livre, as primeira a abrirem a boca em rede social reclamando do atendimento da saúde ou de sei lá quem, sim porque elas terão que arrumar um culpado pelo problema que elas mesmas criaram.
É assim agora, o culpado sempre é o outro, o prefeito, o vereador, o deputado, o governador, o presidente, o pai e a mãe, menos a própria pessoa que cometeu a imprudência de sair de casa, se aglomerar com os outros e não respeitar as regras.
Porque que a gente é assim? Porque eu não posso me resguardar por um tempo? Porque é tão difícil me aquietar, ficar com minha família? Proteger quem eu amo.
Eu não consigo entender. Como pessoas adultas, em plena consciência, capaz de discernir o certo do errado, com suas faculdades mentais em pleno funcionamento, não conseguem se controlar. Precisa de fiscalização, de Guarda Municipal, de Defesa Civil, de babás de marmanjos para fazê-los cumprir com a lei?
Por favor, chega dessa aberração, estamos precisando de mais humanidade, mais amor ao próximo, mais autocontrole, mais paciência e paz. Já está tão difícil lidar com as notícias de contaminados que crescem a cada dia, de vidas que se vão, por causa dessa doença.
Eu não quero mais me desgastar, cobrar, discutir e ficar vendo pessoas debochando, descumprindo com os cuidados que são necessários. Me ajuda, porque que a gente é assim?