Como conseguir um bom desconto na compra do seu imóvel em Maringá
Comprar um imóvel é um dos maiores investimentos na vida de uma família por diversos fatores: é o espaço onde todos vão viver juntos e começar uma nova etapa da vida, é um sonho que muitas vezes leva anos para ser realizado e principalmente porque é uma grande aquisição financeira.
No mercado imobiliário, como em outros segmentos, é possível conquistar um desconto ao realizar a compra. Para isso é importante conhecer algumas táticas de negociação e ver como elas se aplicam no seu caso.
Algumas questões também podem influenciar na economia a ser realizada como o valor do imóvel e a forma de pagamento escolhida. Casos de financiamento, por exemplo, podem vir a gerar algumas dificuldades a mais na negociação.
Outro ponto importante a ser avaliado ao buscar um desconto é a situação atual do mercado. Isso porque o setor da construção civil e da venda de imóveis é um dos mais afetados pelas mudanças da economia e também sociais, o que influencia no valor dos imóveis, no acesso ao crédito e consequentemente em questões relacionadas ao pagamento.
Pontos como oferta e demanda também são ótimos parâmetros a serem observados, isso porque, quanto mais unidades estiverem disponíveis naquele momento, mais fácil é negociar. Outras características técnicas como localização, tipo do imóvel e tamanho também influenciam na hora do desconto.
Mas além de qualquer característica pré-existente é importante ser flexível e estar disposto a conversar, até mesmo fazer uma contraproposta ao que já está sendo oferecido na compra do imóvel. Busque informações como o que levou o proprietário a colocar a unidade a venda, há quanto tempo ela está disponível no mercado. Esses são dados que podem ajudar a negociação e melhorar as condições para o desconto. Agora que você já sabe quais características influenciam no valor dos imóveis, confira algumas dicas para conquistar o desconto na sua compra. Veja mais a seguir:
1) Faça uma pesquisa de mercado
O preço dos apartamentos à venda em Maringá são calculados com base em características técnicas como idade do imóvel, quantidade de cômodos, localização, acesso a comércio e serviços, segurança, presença de áreas compartilhadas como academia, salão de festas, parquinho para as crianças, área gourmet, vagas na garagem, entre outros. Ao levantar todos esses pontos e fazer uma comparação com outros imóveis similares na região, você vai obter uma média de preço, podendo identificar se o imóvel que você deseja está com um valor mais elevado do que o comum. Nestes casos, é possível listar os pontos de valorização e desvalorização e com isso negociar um valor que seja mais justo e gere benefícios para ambas as partes.
2) Fique atento a questão do pagamento
Uma das condições que influenciam na hora de negociar o desconto é a forma de pagamento. Uma das melhores opções para quem busca economia é dar preferência para o pagamento à vista. Isso aumenta as chances de negociar com o proprietário, pois, assim ele vai receber o dinheiro imediatamente e assim consegue oferecer condições direto sobre o valor final do imóvel. Para isso, vale realizar uma proposta e se colocar disposto a negociar de forma aberta, entendendo as condições. No caso de financiamento, essa situação fica um pouco mais complicada, uma vez que o pagamento não se restringe apenas as parcelas referentes ao imóvel, mais as taxas e condoções aplicadas pelo próprio banco.
3) Tenha cuidado na hora da negociação
Um dos principais pontos da negociação é conseguir manter um distanciamento emocional ao tratar com o corretor de imóveis e também com o proprietário. Agir de forma racional e ser menos guiado pela emoção, vai te trazer a segurança necessária para realizar uma negociação mais efetiva. É importante durante esse processo não demonstrar logo de cara o interesse de compra e principalmente não apresentar pressa em fechar negócio. Isso prejudica a argumentação. Ao realizar uma proposta, tente não falar demais, pois, isso pode entregar informações além do necessário que tendem a comprometer a conversa. Concentre em falar apenas o que é fundamental para a proposta.
4) Fique atento na visita
Outra forma que pode ajudar na hora de comprar casa em Maringá é estar bem atento durante a visita. Esse é o momento ideal para conhecer o imóvel, analisando os pontos positivos e negativos daquela propriedade. Isso é importante porque algumas questões como a parte hidráulica, elétrica, acabamento e condições das paredes contam no valor do espaço. Por isso ao encontrar pontos que apresentem alguma deterioração ou defeito, que não seja ao todo grave, pode ser utilizado como argumento na hora de estar realizando uma negociação visando um desconto. O custo dos reparos pode ser utilizado para serem abatidos do valor do imóvel. Além do desconto, você garante que não irá se deparar com nenhum problema mais grave no futuro.
5) Conte com a ajuda de um profissional
Ao buscar por uma boa oportunidade do negócio, é fundamental ter um especialista ao seu lado para te ajudar a intermediar a negociação, de preferência um corretor de imóveis. Comprar um imóvel envolve diversos detalhes e um profissional vai te ajudar a não deixar que nada passe despercebido. Além disso, um corretor de imóveis com experiência pode te ajudar a identificar com mais facilidade quais pontos podem ser utilizados para conquistar um desconto e assim realizar uma proposta que venha a ser aceita pelo proprietário do imóvel.
6) Atenção a documentação do imóvel
Os custos da documentação de imóveis em Maringá pode chegar a cerca de 5% do valor total da aquisição. Mas cumprindo alguns critérios previstos em lei é possível obter até 50% de desconto no imóvel. Para isso é necessário que seja a primeira compra de imóvel pelo cliente, o espaço venha a ser utilizado única e exclusivamente para fins residenciais, e ainda que seja realizado utilizando o Sistema Financeiro de Habitação (SFH), que conta com mais alguns critérios de aquisição específicos. Assim, o desconto será aplicado nos documentos referentes o registro do imóvel e também ao Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).
Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais!
* Maycon Cardoso.