Ex-residência oficial dos governadores do Paraná, terá novo uso e será transformada na Escola Agrícola

Ex-residência oficial dos governadores do Paraná, terá novo uso e será transformada na Escola Agrícola

Participe do grupo de whatsapp do O Diário de Maringá no link https://chat.whatsapp.com/Ir5qcByldAhFREMQF00u54

A Granja do Canguiri, ex-residência oficial dos governadores do Paraná, terá novo uso e será transformada na Escola Agrícola 4.0. Nesta terça-feira, 28 de Julho, Dia do Agricultor, o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou o documento que formaliza a transferência do imóvel, localizado em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, para a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, que será responsável pela implantação do projeto-piloto da unidade. 

A área de 27 mil metros quadrados funcionará como suporte às atividades do Colégio Estadual de Educação Profissional (CEEP) Newton Freire Maia, que fica próximo à propriedade.

Disciplinas relacionadas à inovação e ao uso de tecnologias aplicadas à agricultura familiar serão oferecidas no CEEP, que funcionará como um laboratório de práticas inovadoras que podem ser usadas em todo o Ensino Técnico Agrícola do Estado.

O ato de transferência foi formalizado no lançamento do Pense Agro, um hackathon online que busca soluções para as pequenas propriedades rurais e para o próprio CEEP, contribuindo com o projeto da Escola Agrícola 4.0. A iniciativa é da Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), em parceria com o Governo do Estado.

“Antes mesmo de assumir o governo, tínhamos a proposta de disponibilizar esta área para a criação do primeiro colégio agrícola 4.0 do Estado, projeto pioneiro que coloca mais uma vez o Paraná como protagonista na inovação do ensino técnico agrícola do País”, afirmou Ratinho Junior.

“Também é uma demonstração do nosso respeito com o dinheiro público e do compromisso com o fim das regalias. Uma propriedade que era de uso de algumas autoridades passará a formar técnicos que vão contribuir com a modernização da agricultura paranaense”, salientou.

Com o Pense Agro, ressaltou o governador, os próprios alunos ajudarão a desenvolver as ideias que poderão ser implantadas na Escola Agrícola 4.0. “A participação dos jovens vai ajudar na formulação de como será a escola e como agregar a tecnologia ao ensino. As ferramentas tecnológicas vão atrair os jovens para a agricultura, transformando os estudantes em bons técnicos e grandes gestores das propriedades rurais”, disse.

NOVO CONCEITO – A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, enviou um vídeo comentando a iniciativa do Governo do Estado. “Neste Dia do Agricultor, que também marca os 160 anos de fundação do Ministério da Agricultura, gostaria de parabenizar o Paraná pela iniciativa de transformar um imóvel que era moradia dos governadores em uma escola agrícola com um novo conceito, que vai colocar os jovens que se interessam por essa atividade no mais alto patamar de tecnologia e aprendizado”, elogiou.

AGRICULTURA FAMILIAR – O presidente da Fetaep, Marcos Brambilla, destacou que a iniciativa será fundamental para o levar o desenvolvimento à agricultura familiar, que corresponde a 75% de todos os estabelecimentos rurais do Estado. São cerca de 228 mil propriedades, onde trabalham aproximadamente 535 mil pessoas.

“A agricultura familiar tem grande relevância na produção de alimentos e na garantia da segurança alimentar dos paranaenses”, afirmou Brambilla. “A proposta do hackathon e da Escola Agrícola 4.0 vai gerar desenvolvimento e levar conhecimento e qualidade de vida aos pequenos produtores rurais. São soluções para avançar na produção agrícola, muitas vezes em regiões com baixos índices de desenvolvimento”, ressaltou.

Para o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, o setor agrícola passa por um grande processo de inovação ao longo dos anos, que também está chegando às pequenas propriedades rurais. Ele afirmou que a chamada Agricultura 4.0 envolve práticas de biotecnologia, genética, digitalização e mecanização.

“A agricultura brasileira, que abastece uma a cada cinco pessoas no mundo, tem um espaço fantástico de crescimento, que vai demandar novos conhecimentos”, disse o secretário. “Por isso a importância de qualificar os jovens que serão os sucessores das propriedades rurais e vão sair da escola com conhecimento técnico que permite fazer o melhor, usando menos recursos. O agricultor moderno precisa estar preparado para usar essas ferramentas”, afirmou.

A ESCOLA – Criado em 2005, o CEEP Newton Freire Maia conta atualmente com 556 alunos, que saem da escola com o diploma de Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Agropecuária ou Técnico em Sistemas de Energia Renovável.

A atualização no currículo do CEEP para incluir disciplinas da inovação também deverá ser expandida para os outros 18 colégios agrícolas do Paraná, ressaltou o secretário estadual da Educação e do Esporte, Renato Feder. “Nosso compromisso é modernizar o aprendizado na área, levando ao Ensino Técnico Agrícola inovações, tecnologias e mais ciência”, disse.

De acordo com ele, o Estado também estuda parcerias para aproximar os estudantes do dia a dia de trabalho das cooperativas e de empresas do setor do agronegócio. “Os jovens formados nestes locais vão sair preparados para o mercado de trabalho, para entregar às propriedades rurais o que há de mais moderno na agropecuária, para continuar fazendo do Paraná um dos líderes agrícolas mundiais”, ressaltou.

PENSE AGRO – As inscrições para o Pense Agro, que acontece entre 21 e 23 de agosto, podem ser feitas pelo site www.penseagro.pr.gov.br até o dia 16 de agosto. A maratona de inovação é voltada para estudantes do Ensino Técnico Agrícola, universitários, professores e profissionais das áreas de inovação e agricultura.

Serão selecionados mil participantes, divididos em equipes de quatro a seis integrantes. Cada participante deverá fazer a sua inscrição individual, sendo que os times serão montados posteriormente, com a participação de pelo menos dois estudantes do CEEP Newton Freire Maia. A idade mínima para participação é de 14 anos, mas os menores de 16 anos precisam ter um responsável maior de idade na equipe.

SOLUÇÕES – O hackathon busca soluções para a melhoria dos procedimentos do CEEP e que também possam ser aplicadas nas atividades da agricultura familiar. Os desafios foram divididos em três categorias: Energias Renováveis; Uso e Reúso de Água na Produção Agrícola; e Horticultura em Condições Climáticas Adversas.

A primeira live acontece já nesta quarta-feira (29), às 14h, para explicar e tirar dúvidas sobre o funcionamento do hackathon. Para participar, basta se inscrever pelo link https://event.webinarjam.com/register/84/7v0q4ik8

PRESENÇAS – Participaram do lançamento o chefe da Casa Civil, Guto Silva; o secretário estadual da Administração e Previdência, Marcel Micheletto; o superintendente de Inovação, Henrique Domakoski; os presidentes da Copel, Daniel Slaviero; e da Celepar, Leandro de Moura; o superintendente do Sebrae-PR, Vítor Tioqueta; o diretor do CEEP Newton Freire Maia, Edson Magalhães Blum; Marcos Pelegrina, da coordenadoria de Ciência e Tecnologia da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; e Mauro Fávero, vice-presidente de Vendas e Serviços para a América Latina da Huqsvarma.  

Box
Programação do hackathon prevê série de eventos online a partir de agosto

A previsão era que o hackathon acontecesse de forma presencial em março deste ano, mas por causa da pandemia do novo coronavírus a programação foi adaptada para o modelo virtual, mantendo a participação do público. A programação do Pense Agro compreende sessões de mentoria, oficinas e avaliações para a seleção das melhores soluções desenvolvidas.

Também está prevista uma série de eventos online que acontecem a partir da primeira semana de agosto, com workshops e palestras relacionadas ao setor. Os bate-papos virtuais incluem temas como Cooperativismo e Agricultura Familiar; Agro 4.0, Inovações e Tecnologia do Setor; e sobre cada um dos temas do hackathon. A programação completa pode ser conferida no site www.penseagro.com.br.

O Pense Agro é promovido pela Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), com apoio do Governo do Estado. A metodologia do hackathon é da Startup Panic Lobster, que também foi responsável pelo Hack pelo Futuro. Primeiro hackathon online do Governo do Estado, a maratona contou com a participação de 600 pessoas desenvolvendo alternativas inovadoras para o pós-coronavírus.

A iniciativa tem coordenação da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Superintendência de Inovação; com apoio das Secretarias de Estado da Educação e do Esporte; da Agricultura e do Abastecimento; e do Planejamento e Projetos Estruturantes; da Paraná Projetos e do Sebrae-PR. Tem patrocínio da Copel, Celepar, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e da Huqsvarma.

xosotin chelseathông tin chuyển nhượngcâu lạc bộ bóng đá arsenalbóng đá atalantabundesligacầu thủ haalandUEFAevertonxosofutebol ao vivofutemaxmulticanaisonbetbóng đá world cupbóng đá inter milantin juventusbenzemala ligaclb leicester cityMUman citymessi lionelsalahnapolineymarpsgronaldoserie atottenhamvalenciaAS ROMALeverkusenac milanmbappenapolinewcastleaston villaliverpoolfa cupreal madridpremier leagueAjaxbao bong da247EPLbarcelonabournemouthaff cupasean footballbên lề sân cỏbáo bóng đá mớibóng đá cúp thế giớitin bóng đá ViệtUEFAbáo bóng đá việt namHuyền thoại bóng đágiải ngoại hạng anhSeagametap chi bong da the gioitin bong da lutrận đấu hôm nayviệt nam bóng đátin nong bong daBóng đá nữthể thao 7m24h bóng đábóng đá hôm naythe thao ngoai hang anhtin nhanh bóng đáphòng thay đồ bóng đábóng đá phủikèo nhà cái onbetbóng đá lu 2thông tin phòng thay đồthe thao vuaapp đánh lô đềdudoanxosoxổ số giải đặc biệthôm nay xổ sốkèo đẹp hôm nayketquaxosokq xskqxsmnsoi cầu ba miềnsoi cau thong kesxkt hôm naythế giới xổ sốxổ số 24hxo.soxoso3mienxo so ba mienxoso dac bietxosodientoanxổ số dự đoánvé số chiều xổxoso ket quaxosokienthietxoso kq hôm nayxoso ktxổ số megaxổ số mới nhất hôm nayxoso truc tiepxoso ViệtSX3MIENxs dự đoánxs mien bac hom nayxs miên namxsmientrungxsmn thu 7con số may mắn hôm nayKQXS 3 miền Bắc Trung Nam Nhanhdự đoán xổ số 3 miềndò vé sốdu doan xo so hom nayket qua xo xoket qua xo so.vntrúng thưởng xo sokq xoso trực tiếpket qua xskqxs 247số miền nams0x0 mienbacxosobamien hôm naysố đẹp hôm naysố đẹp trực tuyếnnuôi số đẹpxo so hom quaxoso ketquaxstruc tiep hom nayxổ số kiến thiết trực tiếpxổ số kq hôm nayso xo kq trực tuyenkết quả xổ số miền bắc trực tiếpxo so miền namxổ số miền nam trực tiếptrực tiếp xổ số hôm nayket wa xsKQ XOSOxoso onlinexo so truc tiep hom nayxsttso mien bac trong ngàyKQXS3Msố so mien bacdu doan xo so onlinedu doan cau loxổ số kenokqxs vnKQXOSOKQXS hôm naytrực tiếp kết quả xổ số ba miềncap lo dep nhat hom naysoi cầu chuẩn hôm nayso ket qua xo soXem kết quả xổ số nhanh nhấtSX3MIENXSMB chủ nhậtKQXSMNkết quả mở giải trực tuyếnGiờ vàng chốt số OnlineĐánh Đề Con Gìdò số miền namdò vé số hôm nayso mo so debach thủ lô đẹp nhất hôm naycầu đề hôm naykết quả xổ số kiến thiết toàn quốccau dep 88xsmb rong bach kimket qua xs 2023dự đoán xổ số hàng ngàyBạch thủ đề miền BắcSoi Cầu MB thần tàisoi cau vip 247soi cầu tốtsoi cầu miễn phísoi cau mb vipxsmb hom nayxs vietlottxsmn hôm naycầu lô đẹpthống kê lô kép xổ số miền Bắcquay thử xsmnxổ số thần tàiQuay thử XSMTxổ số chiều nayxo so mien nam hom nayweb đánh lô đề trực tuyến uy tínKQXS hôm nayxsmb ngày hôm nayXSMT chủ nhậtxổ số Power 6/55KQXS A trúng roycao thủ chốt sốbảng xổ số đặc biệtsoi cầu 247 vipsoi cầu wap 666Soi cầu miễn phí 888 VIPSoi Cau Chuan MBđộc thủ desố miền bắcthần tài cho sốKết quả xổ số thần tàiXem trực tiếp xổ sốXIN SỐ THẦN TÀI THỔ ĐỊACầu lô số đẹplô đẹp vip 24hsoi cầu miễn phí 888xổ số kiến thiết chiều nayXSMN thứ 7 hàng tuầnKết quả Xổ số Hồ Chí Minhnhà cái xổ số Việt NamXổ Số Đại PhátXổ số mới nhất Hôm Nayso xo mb hom nayxxmb88quay thu mbXo so Minh ChinhXS Minh Ngọc trực tiếp hôm nayXSMN 88XSTDxs than taixổ số UY TIN NHẤTxs vietlott 88SOI CẦU SIÊU CHUẨNSoiCauVietlô đẹp hôm nay vipket qua so xo hom naykqxsmb 30 ngàydự đoán xổ số 3 miềnSoi cầu 3 càng chuẩn xácbạch thủ lônuoi lo chuanbắt lô chuẩn theo ngàykq xo-solô 3 càngnuôi lô đề siêu vipcầu Lô Xiên XSMBđề về bao nhiêuSoi cầu x3xổ số kiến thiết ngày hôm nayquay thử xsmttruc tiep kết quả sxmntrực tiếp miền bắckết quả xổ số chấm vnbảng xs đặc biệt năm 2023soi cau xsmbxổ số hà nội hôm naysxmtxsmt hôm nayxs truc tiep mbketqua xo so onlinekqxs onlinexo số hôm nayXS3MTin xs hôm nayxsmn thu2XSMN hom nayxổ số miền bắc trực tiếp hôm naySO XOxsmbsxmn hôm nay188betlink188 xo sosoi cầu vip 88lô tô việtsoi lô việtXS247xs ba miềnchốt lô đẹp nhất hôm naychốt số xsmbCHƠI LÔ TÔsoi cau mn hom naychốt lô chuẩndu doan sxmtdự đoán xổ số onlinerồng bạch kim chốt 3 càng miễn phí hôm naythống kê lô gan miền bắcdàn đề lôCầu Kèo Đặc Biệtchốt cầu may mắnkết quả xổ số miền bắc hômSoi cầu vàng 777thẻ bài onlinedu doan mn 888soi cầu miền nam vipsoi cầu mt vipdàn de hôm nay7 cao thủ chốt sốsoi cau mien phi 7777 cao thủ chốt số nức tiếng3 càng miền bắcrồng bạch kim 777dàn de bất bạion newsddxsmn188betw88w88789bettf88sin88suvipsunwintf88five8812betsv88vn88Top 10 nhà cái uy tínsky88iwinlucky88nhacaisin88oxbetm88vn88w88789betiwinf8betrio66rio66lucky88oxbetvn88188bet789betMay-88five88one88sin88bk88xbetoxbetMU88188BETSV88RIO66ONBET88188betM88M88SV88Jun-68Jun-88one88iwinv9betw388OXBETw388w388onbetonbetonbetonbet88onbet88onbet88onbet88onbetonbetonbetonbetqh88mu88Nhà cái uy tínpog79vp777vp777vipbetvipbetuk88uk88typhu88typhu88tk88tk88sm66sm66me88me888live8live8livesm66me88win798livesm66me88win79pog79pog79vp777vp777uk88uk88tk88tk88luck8luck8kingbet86kingbet86k188k188hr99hr99123b8xbetvnvipbetsv66zbettaisunwin-vntyphu88vn138vwinvwinvi68ee881xbetrio66zbetvn138i9betvipfi88clubcf68onbet88ee88typhu88onbetonbetkhuyenmai12bet-moblie12betmoblietaimienphi247vi68clupcf68clupvipbeti9betqh88onb123onbefsoi cầunổ hũbắn cáđá gàđá gàgame bàicasinosoi cầuxóc đĩagame bàigiải mã giấc mơbầu cuaslot gamecasinonổ hủdàn đềBắn cácasinodàn đềnổ hũtài xỉuslot gamecasinobắn cáđá gàgame bàithể thaogame bàisoi cầukqsssoi cầucờ tướngbắn cágame bàixóc đĩaAG百家乐AG百家乐AG真人AG真人爱游戏华体会华体会im体育kok体育开云体育开云体育开云体育乐鱼体育乐鱼体育欧宝体育ob体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育开云体育开云体育棋牌棋牌沙巴体育买球平台新葡京娱乐开云体育mu88qh88

Redação O Diário de Maringá

Notícias de Maringá e região em primeira mão com responsabilidade e ética

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *