STARTUP DE CURITIBA REINVENTA MODELO DE MÍDIA PARA EVENTOS CRIANDO A CÁPSULA DO TEMPO
Um grupo de amigos de Curitiba no Paraná decidiu inovar no mercado de eventos criando a Cápsula do Tempo, projeto que tem como objetivo ser um modelo de mídia completamente diferente do que já foi feito no segmento até hoje porém de uma maneira simples, barata e prática. A ideia consiste em disponibilizar um totem personalizado que permite aos convidados encapsular mensagens que serão entregues no prazo de um ano aos donos da festa. Ou seja, transformar as recordações! O start foi dado oficialmente em 2020 e chega como uma aposta promissora para quem busca inovar no ramo festivo.
A invenção estava na ‘incubadora’ desde 2014, quando despretensiosamente o Fábio Arazaki, empresário na capital paranaense na área de tecnologia, foi a um casamento de amigos e decidiu gravar mensagens com os convidados, com o próprio celular, para que os noivos pudessem recordar o dia de uma maneira especial. Na entrega, o casal que não sabia das gravações, foi tomado pela emoção ao rever as lembranças da festa. A reação fez com que Arazaki olhasse para a iniciativa como um modelo de negócio.
“Eles ficaram bem emocionados. Foi legal que os convidados se empolgaram também, foi muito divertido. Ali eu me dei conta que existia algo diferente naquilo. Eu já sabia que existia a experiência da cabine de fotos, mas de vídeo não tinha nada parecido. Agora, aquelas mensagens onde os convidados podem estar mandando para os noivos, não existia. Naquela época, eu tinha uma empresa de tecnologia, mas deixei a ideia guardada porque não tinha tempo”, relembrou o empresário.
Os anos foram passando e em 2018, no casamento de outro amigo, hoje também sócio no negócio, o Fábio decidiu dar vida à primeira estrutura física da Cápsula do Tempo.
“Um pouco antes do casamento, eu ofereci ao meu amigo, o Patrick, e ele gostou. O modelo era simples, de madeira, e contou com o auxílio de uma segunda pessoa que tinha conhecimento em engenharia e programação de dispositivos. Então, a gente montou e colocou para funcionar. O convidado apertava um único comando e já gravava. A entrega também estava prevista para o futuro”, destacou.
No caso do segundo casamento, a entrega aconteceu quatro meses depois, e mais uma vez, a ocasião foi conduzida por muita emoção. Foi a partir dessa experiência que ele decidiu dar vida ao projeto intitulado como Cápsula do Tempo.
A segunda versão da máquina ganhou um toque mais sofisticado. De metal, o protótipo foi testado em 2019, no casamento do Fábio. Segundo ele, foram mais de 200 vídeos gravados, provando que a ideia, de fato, tinha tudo para ganhar espaço dentro de qualquer tipo de evento, como uma opção de entretenimento para os convidados. “Dali decidimos fazer uma empresa. Em 2019, demos os primeiros passos, estabelecendo diálogo com pessoas interessadas no modelo de negócio”.
Nos últimos meses, mais apoiadores foram chegando à startup. Um deles foi o Andrei Corsato, também empresário no ramo de tecnologia em Curitiba.
De um vôo a sócios. É isso mesmo! A amizade entre os dois começou em uma viagem de Curitiba a Londrina realizada em 2009. No ano passado, o Fábio o procurou para uma conversa consultiva que acabou em parceria. Corsato chegou para ajudar no processo de otimização de venda do produto, e assim, espalhá-lo para outras cidades. Hoje, a Cápsula do Tempo atua em dois formatos.
O primeiro, contratação feita pelo proprietário do evento. Já o segundo tem como foco os credenciados, opção que permite qualquer pessoa trabalhar em uma determinada região do país.
“Quando a gente fala em estrutura, nós não temos um modelo de franquia, somos um modelo credenciado. A pessoa compra a máquina e todo o trabalho de decupagem e entrega é com a gente, de maneira remota. Nós também oferecemos suporte e conteúdo para estes credenciados, dando autonomia para cada um deles dentro de sua região de atuação. Depois, uma assessoria para que eles possam melhorar a performance nas redes sociais”, explicou.
E a pandemia?
É certo que um dos setores mais atingidos pela pandemia da Covid-19 é o de eventos. O setor parou completamente desde o mês de março quando houve a necessidade de restringir contato entre as pessoas a fim de evitar novas contaminações pelo vírus.
A startup curitibana Cápsula do Tempo, recém chegada ao mercado de eventos, conseguiu encontrar um horizonte promissor em meio ao caos. A empresa já estava em uma crescente de vendas antes da pandemia, mas assim como a maioria dos negócios em todo o mundo precisou pausar e se adaptar à realidade.
Nos últimos meses, os sócios têm focado no desenvolvimento de políticas assertivas que colaborem com o crescimento do negócio. Algumas das estratégias adotadas envolvem fortalecimento do relacionamento com o mercado, negociação de datas e divulgação.
“A gente fez um trabalho de prospecção e recebemos um feedback incrível. Nós conversamos com muitas pessoas que mostraram uma aceitação positiva para o produto”, explicou Andrei Corsato.
- Camila França