Reforma da Carlos Borges faz aniversário; trecho de prolongamento recebe recape
A avenida Carlos Borges é exemplo da valorização dos espaços urbanos em Maringá. Reforma da via completa um ano nesta segunda, 7 de setembro, e trecho de prolongamento, após parte reformada, foi recapeado. Além do paisagismo, reforma também melhorou rotina de trabalhadores e moradores. Avenida foi duplicada, iluminação melhorada, ganhou canteiro central, ciclovia, sistema de drenagem e nova iluminação, entre outras situações, que também valorizaram imóveis na região.
Avenida teve 3,2 quilômetros duplicados. Parte ambiental também ganhou destaque com resgate da arborização com plantio de aproximadamente 500 mudas nativas. Reforma mobilizou serviços das secretarias de Mobilidade Urbana (Semob), de Obras Públicas (Semop), de Planejamento (Seplan) e de Serviços Públicos (Semusp).
Estimativa do setor indica valorização de até 50% em alguns imóveis. Via também atrai novos investimentos. Como condomínio em duas torres de prédios com 21 andares cada. São oito apartamentos por andar e previsão de entrega em três anos. Também um terreno na rotatória com avenida Nildo Ribeiro da Rocha, planejado para virar um centro comercial com lojas.
Além da reforma, avenida Carlos Borges foi contemplada no pacote de recape para bairros maringaenses em convênio com o Paraná Cidade. Outro trecho de 2,3 quilômetros, entre avenida Prefeito Sincler Sambatti (Contonro Sul) e rua Clovis Lamartine de Moraes Melo, no Jardim Universo, recebeu melhorias. “Antes tinha muitos buracos e agora melhorou muito para nós”, comenta empresário Eli Izepato, 52 anos.
Ele trabalha há oito anos na Vulcan Recuperadora e informa que recapeamento encerrado na semana passada melhorou não só para funcionários que chegam para trabalhar como para outros serviços, como entregadores que atendem comércio e moradores ao redor.