Gestão Ulisses Maia leva educação de qualidade para diversas regiões de Maringá
Desde que assumiu a Prefeitura de Maringá, em 2017, o prefeito Ulisses Maia elegeu a educação como uma das prioridades de sua gestão. Por isso, as obras de reforma e ampliação de escolas municipais sempre foram uma constante. Além disso, Maia também investiu na construção de novas unidades em diversos bairros.
Assim, em 2017, 2018 e 2019, o reforço da infraestrutura voltada para a educação sempre esteve entre as principais obras da administração municipal. Em primeiro lugar, o objetivo desses investimentos é garantir ambientes modernos e adequados para os estudantes da cidade. Dessa forma os alunos já crescem familiarizados com os conceitos de inovação que são tão importantes para o governo municipal.
No entanto, não basta realizar obras, é preciso assegurar-se de que elas atendem a todas as regiões de Maringá. Por isso, a distribuição das escolas é feita apoiada no plano diretor e na previsão da densidade demográfica.
Ou seja, a Prefeitura abre novas vagas de acordo com o aumento populacional de cada região. Então, se uma unidade já existente estiver com sua oferta de vagas comprometida, a gestão Maia pode construir outra escola próxima a ela, para garantir que a população da região tenha acesso à educação próximo de seu local de residência.
Por exemplo, alguns dos bairros contemplados com as reformas, ampliações e construções de novas unidades são o Jardim Atami, Jardim Ipanema, Jardim Alvorada, Jardim Imperial II, Zona 9, Conjunto Residencial Branca Vieira, Jardim Ouro Cola, Parque Tarumã, Jardim Oriental, Jardim Pinheiros III.
Infraestrutura para a educação vai além das obras
Entretanto, a infraestrutura providenciada para a educação de Maringá não se restringe apenas às obras. Além disso, a Secretaria de Educação também trabalhou para oferecer melhores condições para o aprendizado e as rotinas pedagógicas.
Em primeiro lugar, a Educação Infantil recebeu um trabalho pedagógico de qualidade. Também houve aquisição de livros literários e didáticos, jogos pedagógicos, parques infantis e mais de 100 mil brinquedos.
Ademais, foi feita a escolha de materiais pedagógicos de qualidade, como mapas, globos terrestres, planetários, materiais esportivos. Também são oferecidas oficinas em contraturno de língua portuguesa e matemática para alunos do ensino regular e há projetos interdisciplinares.
Por sua vez, os professores e educadores recebem formação mensal e assessoria pedagógica individualizada semanalmente. São realizadas avaliações diagnósticas, sondagens de escrita e leitura e simulados com os descritores de língua portuguesa e matemática. Uma vez por bimestre também é aplicada a Avaliação Municipal do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa e Matemática.
Atenção individualizada e acompanhamento de aprendizagem dos alunos
Nem só dentro de sala de aula se constrói uma boa educação. Por isso, as escolas organizam visitas a museus, parques, apresentações de teatro, palestras entre outros. Ainda há acompanhamento dos alunos com dificuldades de aprendizagem no contraturno.
Além disso, as escolas trabalham com professores de apoio aos alunos de inclusão, psicólogos escolares que acompanham os casos de alunos com dificuldades e fonoaudiólogas que detectam as dificuldades de falas dos alunos. 38 escolas oferecem educação integral. Por sua vez, há 22 salas que atendem os 654 alunos com deficiência.
Uma das formas aplicadas para melhorar ainda mais a qualidade do ensino foi o estabelecimento de parcerias com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e universidades particulares para a realização de cursos e projetos. Ainda há parceria estreita com o Núcleo Regional de Educação e adesão à Prova Paraná e Prova Paraná Mais.
Certamente iniciativas inovadoras contribuem para o bom desenvolvimento dos estudantes. Por exemplo, é possível citar as mostras cultural e de dança, os jogos interescolares, os campeonatos de xadrez e de miniatletismo, os projetos de leitura em todas as escolas e a justiça restaurativa, que promove o diálogo e apoia a resolução de conflitos.
Materiais e ambiente de última geração
Por fim, a Prefeitura investiu em materiais e ambientes de última geração para garantir boas condições de ensino em todas as unidades escolares. Para isso, disponibilizou notebooks para os alunos do 4° e 5° anos, com aplicativos para a sistematização da Língua Portuguesa e Matemática.
Os estudantes recebem kit escolar e uniforme de verão e inverno completos, incluindo meia e tênis, e a frota de transporte escolar é nova, com ar condicionado e plataforma para acessibilidade. A merenda oferecida tem cardápio preparado por nutricionistas.
Além disso, 35 unidades escolares têm ar condicionado. No total, são 681 aparelhos. Ainda há laboratório de informática em todas as escolas, com 17 salas de estimulação essencial nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). Esse é um projeto inédito que estimula a superação, a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças.
Por fim, os professores fazem o registro de classe online, por aplicativo, e as eleições para diretor são diretas, o que promove uma gestão democrática.