Com Ulisses Maia, pontos de ônibus têm mais comodidade em Maringá

Um transporte público de qualidade precisa atender às necessidades de locomoção do usuário de forma rápida, eficiente e confortável. Por isso, o prefeito Ulisses Maia, candidato à reeleição, promoveu uma série de melhorias para a população que usa os ônibus para se deslocar por Maringá.
Em primeiro lugar, é preciso garantir tarifas de transporte acessíveis e, principalmente, compatíveis com a renda da maioria das pessoas. A seguir, é fundamental cobrar das empresas que operam os ônibus um serviço que tenha qualidade e eficiência. Ou seja, que haja um número de veículos em circulação em cada uma das linhas adequado ao volume de passageiros que os utilizam, bem como que esses veículos sejam disponibilizados de modo a evitar superlotações.
Por fim, os ônibus precisam estar em constante revisão e manutenção – e não se pode admitir que circulem sem o mínimo de higiene e comodidade, com a instalação de aparelhos de ar condicionado, por exemplo. Além disso, sempre que possível é preciso oferecer serviço de wi-fi para promover a conectividade.
Dessa forma, enquanto percorrem seu caminho diário, os passageiros podem permanecer ativos na internet, inclusive para resolver questões de trabalho, se necessário. No entanto, essa comodidade deve se estender também às paradas de ônibus espalhadas pela cidade, com abrigos seguros e modernos.
Gestão Ulisses Maia observou de perto o serviço de transporte público de Maringá
Desde que assumiu a Prefeitura, Ulisses Maia se preocupou de perto com todas essas questões. Por exemplo, o prefeito só concedeu reajustes que considerava justos e adequados à empresa que administra o transporte coletivo em Maringá. Também exigiu o aumento no número de veículos em linhas que têm grande fluxo de passageiros e nos horários de pico. Cobrou, ainda, a instalação de ar condicionado e wi-fi nos veículos.
“Nunca deixamos margem para a empresa cobrar pelo serviço sem a contrapartida de proporcionar um transporte de qualidade e a preço justo. Somos severos críticos da empresa e vamos continuar a insistir na melhoria contínua no sistema”, diz Maia.
E as melhorias também vieram para a rede de transporte público. Depois de oferecer aos maringaenses o novo terminal urbano, que ajudou a dar mais eficiência ao sistema e conforto aos usuários, o prefeito deu início a um programa de instalação de novos abrigos nas paradas de ônibus.
Isso porque Maia considera inaceitável que os passageiros aguardem seu transporte junto a uma estaca, como ainda acontece em vários pontos. “Vamos retirar essa triste imagem das nossas ruas e avenidas, porque o cidadão merece estar abrigado do sol e da chuva. E seguimos com um amplo programa de instalação de novos abrigos”, garante.
Até agora já foram instalados quase 500 novos abrigos, em azul ou amarelo. A escolha é feita por meio da análise do que é mais adequado em cada lugar, em função do espaço disponível. Maringá tem cerca de 2531 paradas de ônibus e todas elas serão trocadas pela Prefeitura.