Só falta o Homero Marchese prometer implantar o vale-alimentação, pagar a trimestralidade, construir o terminal e reformar a Secretaria de Saúde?
Veja o que Marchese está prometendo:
PEQUENAS EMPRESAS LICITAÇÕES PÚBLICAS = OPORTUNIDADES PRA QUEM MAIS PRECISA
O Programa Compras Maringá irá facilitar a participação de micro e pequenas empresas da região nas licitações do município. Um dos principais atrativos será o Calendário de Oportunidades, com previsão de todos os produtos e serviços que poderão ser comprados pela Prefeitura ao longo do ano. Ajudando as empresas, vamos ajudar o mercado e a volta dos empregos.
Temos que dar um desconto ao candidato Homero Marchese, pois mudou tanto de cargo público que realmente fica difícil acompanhar a evolução de Maringá nós últimos anos. O que Marchese esta prometendo realizar neste setor, já foi implantado pela gestão Ulisses Maia no ano passado. Veja:
“Maringá Compra” ajuda micro e pequenas empresas a superar crise
Empreendedores e donos de pequenos negócios de Maringá podem fornecer produtos e prestar serviços para a Prefeitura Municipal. O programa “Maringá Compra” foi lançado por Ulisses Maia no final do ano passado e pode ser uma boa alternativa neste momento de distanciamento social causado pela pandemia do novo coronavírus.Em princípio o programa foi desenhado para estimular a participação de micro e pequenas empresas nos processos da administração pública. Embora toda empresa interessada em prestar serviços para órgãos públicos precise seguir alguns passos burocráticos, no caso do “Maringá Compra” o tratamento dado aos microempreendedores é mais simples.Por exemplo, há lotes exclusivos de até R$ 80 mil voltados apenas para micro e pequenas empresas. Por sua vez, nos lotes que ultrapassam esse valor há uma quota de até 25% destinada às microempresas. Sempre que há empate, essas microempresas têm a oportunidade de apresentar uma nova proposta de valor.Por fim, há vantagem para apresentar a documentação, com prazo de 5 dias para que a microempresa regularize a situação, em caso de ela ser declarada vencedora e haver problema com os documentos.Embora muitas empresas tenham um certo medo de ser fornecedoras da Prefeitura, o município se compromete a realizar o pagamento em até 20 dias a partir da entrega da nota fiscal.
Benefícios para microempresas e pequenos agricultores de Maringá
E não são apenas as micro e pequenas empresas que podem participar. No total, seis categorias estão entre as beneficiárias do Maringá Compra. Elas são microempreendedores, microempresas, empresas de pequeno porte, agricultores familiares, produtores rurais pessoa física e sociedades cooperativas. No entanto, é fundamental que o negócio tenha sede em Maringá.Neste momento de adaptações e desafios, o programa pode ser uma forma de enfrentar a crise causada pela pandemia de Covid-19. Além de reduzir a burocracia envolvida na compra e venda, o objetivo do projeto é promover o estímulo à adoção de soluções tecnologicamente inovadoras. Outra prioridade é incentivar iniciativas de desenvolvimento sustentável.Segundo Cássia Mendonça, gerente da Sala do Empreendedor de Maringá, “muitas vezes o pequeno empresário não tem capacidade de superar a imensa burocracia exigida pelo poder público e perde a capacidade de concorrência. Restabelecemos essa condição com mecanismo de proteção e incentivo”.A Sala do Empreendedor faz parte da estrutura da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Maringá. Uma das atribuições do órgão é dar apoio para que os pequenos negócios da cidade enfrentem menos obstáculos para prosperar.
Espaço do empreendedor fomenta o crescimento econômico
Antes chamado de Sala do Empreendedor, o Espaço do Empreendedor de Maringá presta uma série de serviços de apoio ao empreendedorismo na cidade. Com a ajuda do órgão é possível abrir e fechar o registro de Microempreendedor Individual (MEI), assim como alterar os dados do cadastro. Além disso, você pode emitir notas fiscais, acessar certidões de regularidade, regularizar os débitos da empresa, ter acesso a agentes de crédito e emitir a declaração anual do Simples Nacional.
Atualmente o espaço funciona em instalações novas, com 440m², na rua Arthur Thomas, 792. Assim, os atendimentos – que são realizados das 8h às 17h – podem ser prestados em maior volume, visto que a nova sede é quatro vezes maior que a anterior. Além dos serviços que já eram prestados, ali há espaço de coworking, sala privada para solicitar linha de crédito, treinamentos e parcerias com universidades e consultorias.
Quem tem interesse em se desenvolver profissionalmente ainda pode fazer os cursos oferecidos pela Sala. Também é possível ter acesso ao Desenvolve MEI, programa de aceleração do microempreendedor individual. Por meio dele esses profissionais conhecem uma série de ferramentas de gestão que vão contribuir para o crescimento de seus negócios.