Construção civil sofre com a alta dos preços de insumos durante a pandemia
Setor foi um dos poucos que não sofreu paralisação e as obras seguem em ritmo acelerado, apesar dos preços abusivos cobrados pelos fornecedores
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) reuniu recentemente as entidades sindicais brasileiras para discutir o aumento no preço dos insumos utilizados na construção civil. O encontrou resultou num documento enviado ao Governo Federal onde estão as evidências sobre abusos verificados pelas empreiteiras durante a pandemia. No Paraná, a situação não é diferente. Segundo o vice-presidente comercial da construtora LYX Engenharia, Paulo Kucher, boa parte dos insumos está em falta no mercado e os que ainda estão disponíveis estão sendo vendidos com sobretaxa.
Kucher fala que os materiais que mais foram afetados com a alta de valores no mercado foram o cimento, o aço, o tubo de PVC e o fio de cobre. Um levantamento feito pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR) apontou uma alta de 66% no preço do saco de cimento entre os meses de janeiro e agosto de 2020. “As empresas e construtoras que dependem desses insumos estão com as mãos atadas. Se não aceitam os preços impostos pelos fornecedores, não podem dar continuidade aos projetos em andamento”, ressalta.
De acordo com ele, esse cenário acaba impactando o consumidor final, que irá sentir no bolso essa diferença. “É um prejuízo para a economia brasileira nesse momento de crise que o país enfrenta”, argumenta.
JUSTIFICATIVAS
Kucher destaca ainda que a alta não pode ser justificada com a inflação. De acordo com indicadores como o Índice de Preços para o Consumidor Amplo (IPCA), medido mensalmente pelo IBGE para identificar a variação dos preços no comércio, a alta foi de 10,67% no preço do cimento entre os oito primeiros meses de 2020. Já o Índice Nacional de Custo da Construção-M (INCC-M), da FGV, registra alta de 3,39%.
Uma das hipóteses para o desabastecimento e alta dos preços, segundo Kucher, pode ser em função do aumento da demanda combinada à diminuição da produção, já que muitos trabalhadores das indústrias foram afastados durante a pandemia. A retomada na produção brasileira nos próximos meses deve gerar novos empregos tanto nos setores industriais como na construção civil.
O vice presidente afirma que mesmo diante desse cenário, a construtora Lyx não deixará isso impactar a entrega ou preço ao cliente final, pois segue rigorosamente o prazo e qualidade em contrato, independente de variações de mercado.
A Lyx Engenharia é a maior construtora do programa Minha Casa Minha Vida no estado do Paraná. Atualmente, são 18 residenciais prontos e outros seis em construção em cidades como Curitiba, São José dos Pinhais, Araucária, Almirante Tamandaré, Colombo e Campo Largo. A inovação e tecnologia, além das vantagens que um condomínio clube oferece aos moradores, estão entre os atrativos dos empreendimentos da Lyx, associados à possibilidade de financiamento por intermédio de um programa social acessível.
OPORTUNIDADES DE TRABALHO
A Lyx Engenharia é especializada na construção de empreendimentos habitacionais e está contratando prestadores de serviços na área da construção civil para atuar nas obras que está realizando na região de Curitiba.
A construtora Lyx Engenharia está com diversas oportunidades abertas na área da construção civil em Curitiba e região. Podem se candidatar empresas que ofereçam os serviços listados abaixo:
Radier
Alvenaria Estrutural (Bloco Cerâmico)
Emboço Externo
Emboço Interno
Revestimento Cerâmico
Elétrica
Hidráulica
Cobertura
Impermeabilização
Instalação de esquadrias de alumínio
Instalação de esquadrias de madeiras
Instalação de Sistema de Combate a Incêndio
Instalação de forro de PVC
Instalação de Drywall
Pintura
Carpintaria
Instalação de SPDA
Limpeza de obras
Infraestrutura água, esgoto e drenagem
Muros de contenção
Os prestadores de serviço interessados em trabalhar com a Lyx Engenharia devem entrar em contato pelo WhatsApp (41) 98795-8757 ou pelo e-mail mario.machado@lyxengenharia.com.br . No site da Lyx também há um espaço disponível para cadastro https://www.lyxengenharia.com.br/empreiteiros/
Fonte: www.estiloeditorial.com.br