Questionamento fácil de responder é só pensar um pouquinho
Nas redes sociais circula um questionamento: “Ué! se a vacina funciona,
porque quem vai tomar, tá preocupado com quem não vai?”
Resposta: Em caso de infecção de quem não tomou a vacina e procure atendimento no SUS, vai utilizar uma vaga na rede pública que poderia estar a disposição de pessoas que não tiveram a mesma liberdade de escolha, como vítimas de um acidente, pacientes que necessitam de cirurgia, etc.
Como podemos observar não se trata de uma escolha que a consequência é só de quem omitiu se imunizar, reflete na vida dos demais e pode custar a vida de outros que necessitam de um leito.
Você pode ainda dizer que irá utilizar uma vaga particular, neste caso o problema realmente passa a ser seu, mas vale lembrar que faltam leitos de UTIs privados.
Talvez o ideal seria de quem optar em não tomar a vacina assinar um documento que em caso de ser infectado o poder público não terá a responsabilidade de lhe dar o tratamento. Deverá receber o atendimento de hospital particular pago com o seu próprio recurso.
Do contrário a preocupação de quem está sendo vacinado com quem não está é pertinente sim, pois, o cidadão que está sendo imunizado vai pagar a conta de quem não está.