A transformação digital chega ao consultório odontológico
Baixe o aplicativo do site aqui
A inserção de novas tecnologias tem potencial para melhorar os serviços de saúde e estética
As brocas, pinças, sugadores são ferramentas essenciais a qualquer consultório odontológico, mas com a transformação digital elas passaram a dividir espaço com recursos tecnológicos que, além de dar ares futuristas, subsidiam o trabalho do cirurgião-dentista atualmente. Um desses equipamentos é o escâner intraoral, que vem revolucionando a odontologia ao fazer um mapeamento de toda a cavidade bucal dos pacientes. Para o ortodontista Daniel Neves, que já usa o escâner em seu consultório há cerca de um ano, vários recursos antes restritos aos grandes laboratórios se tornaram itens indispensáveis para garantir o correto diagnóstico dos pacientes.
“É a nova era na odontologia. Os consultórios estão se adaptando aos novos tempos, com o fluxo digital, que é a inserção de tecnologias, antes caras e específicas de laboratórios”, comenta o ortodontista que utiliza o equipamento para fazer o planejamento do tratamento ortodôntico de seus pacientes.
HEALTH TECHS
As health techs – termo adotado por organismos como a Organização Mundial da Saúde (OMS) – são empresas responsáveis pelo avanço e a adoção das novas tecnologias no setor da saúde, com soluções que oferecem a otimização de diagnósticos, acessibilidade a serviços e até processos de gestão. O último relatório feito em 2017 apontou que o investimento mundial nesse setor era de US$ 11,5 bilhões anualmente.
Por meio do fluxo digital, os softwares que usam recursos de inteligência artificial substituem gradualmente o trabalho manual, como é o caso das massas usadas para fazer molde bucal. O escâner intraoral, por exemplo, permite a captação das imagens com maior resolução e muitos detalhes. “Existem inúmeros usos para o escâner na odontologia. Na ortodontia, por exemplo, os alinhadores invisíveis são feitos a partir das imagens obtidas com ele”, explica Neves.
A utilização de softwares poupa tempo, espaço, agiliza o tratamento e ajuda a criar uma maior interação entre 0 paciente e seu dentista. Neves explica que o equipamento também pode ser usado para o planejamento de restaurações e implantes. Além de funcionar como guia para cirurgia e planejamentos cirúrgicos, ele possibilita a integração entre diversas especialidades da odontologia.
Ainda de acordo com a OMS, os gastos com saúde no mundo devem crescer cerca de 5,4% ao ano até 2022. Com acesso a melhores tecnologias, o brasileiro deve investir mais também na saúde bucal. “É uma tendência mundial e que vem ganhando espaço também no Brasil”, analisa o ortodontista.
Daniel Neves
Daniel Neves é graduado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e ortodontista com mestrado pela Northwestern University em Chicago, Illinois. Key Opinion Leader e Speaker da ClearCorrect – Straumann Group e cofundador da PUSH Orthodontics, empresa dedicada à educação, tecnologia e inovação no setor odontológico. Ministra cursos, palestras e workshops com foco nas novas tecnologias para o setor de saúde bucal.
Estilo Editorial Comunicação