Biden ordena verificações de socorro mais rápidas, mais ajuda alimentar
Baixe o aplicativo do site aqui
WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos EUA, Joe Biden, ordenou na sexta-feira a emissão mais rápida de cheques de estímulo à pandemia para famílias carentes e aumentou a ajuda alimentar para crianças que normalmente dependem de merenda escolar, um esforço para aliviar o fardo dos americanos enquanto o Congresso negocia sua proposta de US $ 1,9 trilhão pacote de estímulo econômico.
Nos primeiros dias de seu governo, Biden está enfatizando que o governo deve enfrentar a crise do coronavírus com urgência, depois que seu antecessor Donald Trump a minimizou.
Mais de 400.000 americanos morreram com o vírus e milhões de empregos foram perdidos.
“Não se trata apenas de cumprir a obrigação moral”, disse Biden em comentários em um evento na Casa Branca para assinar dois decretos executivos. “Este é um imperativo econômico.”
Biden disse que seu pacote de estímulo para lidar com os efeitos econômicos da pandemia tem o apoio de empresas, trabalhadores, Wall Street e Main Street.
“Muita América está sofrendo. O vírus está aumentando. … As famílias estão passando fome. Pessoas correm o risco de serem despejadas. As perdas de empregos estão aumentando novamente. Precisamos agir. Não importa como você encara as coisas, precisamos agir ”, disse Biden.
Os legisladores republicanos questionaram o preço da ajuda à pandemia e uma proposta de investimento separada para infraestrutura, projetos de energia verde, educação e pesquisa.
No início da sexta-feira, o diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca, Brian Deese, disse que falaria com legisladores no domingo para pressionar por alívio.
“Estamos em um momento precário para o vírus e para a economia. Sem uma ação decisiva, corremos o risco de cair em um buraco econômico muito sério, ainda mais grave do que a crise em que nos encontramos ”, disse Deese.
As ações de Biden não substituíram o alívio legislativo, disse Deese, com cerca de 16 milhões de pessoas recebendo algum tipo de seguro-desemprego e cerca de 29 milhões que não têm o suficiente para comer.
Um dos principais pilares do plano Biden é aumentar muito o número de pessoas que estão sendo vacinadas contra o novo coronavírus. Em dezembro, Biden estabeleceu a meta de 100 milhões de vacinações nos primeiros 100 dias de mandato e na sexta-feira falou em ultrapassar esse número.
“Vamos, se Deus quiser, não apenas fazer 100 milhões, vamos fazer mais do que isso”, disse ele.
O Centro de Controle de Doenças dos EUA disse que administrou 19,1 milhões de doses da vacina até sexta-feira.
Mulheres, minorias e trabalhadores de serviços de baixa renda foram afetados de forma desproporcional, com os trabalhadores negros e hispânicos enfrentando taxas de desemprego mais altas do que os trabalhadores brancos.
Em um teste inicial para saber se os republicanos poderiam apoiar os planos do democrata Biden para alívio do coronavírus, investimento em infraestrutura e aumento de impostos, o Comitê de Finanças do Senado dos EUA votou unanimemente na sexta-feira para aprovar Janet Yellen, a escolha de Biden para Secretária do Tesouro, abrindo caminho para sua confirmação pelo câmara cheia.
As esperanças de Biden por uma ação rápida em sua agenda legislativa e nomeações para o gabinete são complicadas pelo esperado julgamento de Trump no Senado já na próxima semana e as disputas bipartidárias sobre as operações em um Senado dividido igualmente.
Em uma ordem executiva na sexta-feira, Biden pediu ao Departamento do Tesouro que considerasse tomar medidas para expandir e melhorar a entrega de cheques de estímulo, como o estabelecimento de ferramentas online para reclamar pagamentos.
Biden também disse que, de acordo com sua ordem executiva, ele esperava que o Departamento de Trabalho “garantisse o direito de recusar empregos que prejudicariam sua saúde e, se o fizer, ainda poderá se qualificar para o seguro (desemprego)”.
Os benefícios do desemprego são em grande parte administrados pelos estados, que definem seus próprios requisitos de elegibilidade, e não estava claro como a agência federal colocaria essa diretiva em vigor.
Biden também está pedindo ao Departamento de Agricultura que considere a emissão de novas orientações para aumentar a ajuda dada às famílias que normalmente dependem das escolas para fornecer uma refeição principal diária para seus filhos. Ele poderia fornecer a uma família com três filhos mais de US $ 100 de apoio adicional a cada dois meses.
Reportagem de Nandita Bose, Jeff Mason, Steve Holland e Ann Saphir; reportagem adicional de Doina Chiacu, Lucia Mutikani e Howard Schneider; escrito por Grant McCool; edição de Heather Timmons e Alistair Bell.