Itajaí em Santa Catarina distribuiu kit de tratamento precoce, mas e o resultado?
Itajaí liderou em 2020 o ranking de letalidade da Covid-19 entre os maiores municípios de Santa Catarina, com mais de 100 mil habitantes. A cidade foi notícia em todo o país ao optar pela polêmica distribuição de tratamentos ‘profiláticos’ como o vermífugo ivermectina, que foi oferecido gratuitamente pela prefeitura com a promessa de prevenir a contaminação pelo coronavírus. Desde julho, mais de 2,2 milhões de comprimidos foram entregues à população. O resultado é que a cidade com 223.112 habitantes registrou até hoje 27/02 , 16.512 casos confirmados de COVID-19 e 354 óbitos em decorrência da doença.
O Município intensificou desde sexta-feira (26) a fiscalização das novas medidas restritivas de enfrentamento ao coronavírus em função do agravamento da pandemia em todo estado. A intenção é garantir o cumprimento dos cuidados preventivos, coibir aglomerações e orientar a população.
Segundo a determinação do Governo do Estado de Santa Catarina estão suspensas, em regime de quarentena, entre as 23h desta sexta-feira (26) e as 6h de segunda-feira (01), as seguintes atividades: comércio de rua, excetuado o comércio essencial; shopping centers, centros comerciais, galerias; academias, centros de treinamento, salões de beleza, barbearias, cinemas e teatros; shows e espetáculos; bares, pubs, beach clubs, cafés, pizzarias, casas de chás, casas de sucos, lanchonetes e restaurantes; parques temáticos, parques aquáticos e zoológicos; circos e museus; feiras, exposições e inaugurações; congressos, palestras e seminários; utilização de piscinas de uso coletivo, clubes sociais e esportivos e quadras esportivas; agências bancárias, correspondentes bancários, lotéricas e cooperativas de crédito; eventos, inclusive na modalidade drive-in, e as reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluídos excursões, cursos presenciais, missas e cultos religiosos; os serviços públicos considerados não essenciais, em âmbito municipal, estadual ou federal, que não puderem ser realizados por meio digital ou mediante trabalho remoto; a concentração, a circulação e a permanência de pessoas em parques, praças e praias; o calendário de eventos esportivos organizados pela Fundação Catarinense de Esporte (FESPORTE); e salões de festas e demais espaços de uso coletivo em condomínios e prédios privados.
As medidas de suspensão serão retomadas, conforme o decreto estadual, no fim de semana seguinte, das 23h do dia 05 de março até as 6h de 8 de março de 2021.
Além disso, o decreto do Município de Itajaí estabeleceu novas regras de restrição para os próximos 14 dias. As medidas entraram em vigor na primeira hora desta sexta-feira (26) e são válidos até o dia 12 de março de 2021. Entre as ações está a limitação do horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais e da capacidade de atendimento para 25%. Também está suspensa a permanência e circulação de pessoas em praias, parques, praças e pontos turísticos.
O decreto ainda suspende o expediente e atendimento ao público em todos os órgãos da Administração Pública Municipal, exceto nas unidades de atenção à saúde, Vigilância Sanitária, Defesa Civil e demais serviços essenciais. As atividades deverão ser realizadas na modalidade de teletrabalho ou trabalho remoto nesse período. Também ficam suspensos os processos licitatórios e chamamentos públicos, bem como os prazos de processos administrativos, audiências, reuniões e sessões de conselhos que não puderem ser feitos de forma on-line.
A ação prossegue até 14 de março, inclusive os finais de semana. A força-tarefa terá participação da Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, Codetran, Blitz Urbana, Bombeiros e Polícias Civil e Militar. As fiscalizações ocorrerão durante o dia todo. Porém, o foco da força-tarefa é o período noturno para garantir o cumprimento das medidas sanitárias nos estabelecimentos.
Com a proibição da circulação e permanência de pessoas nas praias, agentes da Codetran e da Guarda Municipal atuarão, em conjunto com os demais órgãos de segurança, nos acessos a Cabeçudas e Praia Brava para cumprir o decreto e orientar a população. O Molhe da Barra já teve o acesso interrompido e fitas de isolamento serão colocadas nas entradas.
O trabalho de fiscalização envolve rondas preventivas, barreiras móveis, vistorias e verificação de denúncias da população quanto ao descumprimento das restrições impostas para o enfrentamento à pandemia. Os órgãos também realizam orientações por toda a cidade com abordagens, reforço da importância do uso de máscaras e a proibição de aglomerações.
“Diante do crescimento dos casos em todo o estado, não podemos ficar parados. As medidas são preventivas para que nosso sistema de saúde tenha condições de atender aos doentes. Nossa preocupação é com as vidas de nossos cidadãos”, afirma o prefeito Volnei Morastoni.
Fonte: Prefeitura de Itajaí
Será que a matéria foi clara sobre a ineficiência do kit de tratamento precoce, ou é necessário desenhar para que alguns que ainda insistem com essa falácia pare de se arriscar e compartilhar opiniões sem fundamento?