Gestão Ulisses Maia convoca 32 médicos para atuar no sistema de saúde municipal; prazo termina hoje
Dando continuidade às ações de combate à pandemia de coronavírus, a Prefeitura de Maringá está convocando médicos que passaram em concurso para integrar as linhas de frente das unidades de saúde do município. Foram chamados 32 médicos concursados. Destes, nove se apresentaram e demonstraram disposição em aceitar o emprego. São diversos processos internos burocráticos até que estejam aptos para serem admitidos. O prazo para que os demais se apresentem termina amanhã. Também foi homologada hoje, a contratação de 35 fisioterapeutas.
Desde o início da pandemia, a saúde ampliou o quadro de servidores com a contratação de 536 profissionais. Foram 266 contratados via concursos, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório, e outros. Além disso, foram credenciados 270 profissionais.
O enfrentamento da covid-19 tem sido fortalecido com a contratação e credenciamento de novos profissionais e reestruturação da saúde com três unidades exclusivas para atendimento de pacientes com coronavírus: Hospital Municipal, UPA Zona Sul e UPA Zona Norte. O aumento na capacidade de atendimento passa sempre pela necessidade de recursos humanos. Desde o início da pandemia, muitos profissionais da saúde deixaram suas funções. Somente entre 1º de julho e 29 de outubro de 2020, houve 1.591 servidores afastados do trabalho, seja por atestados médicos (304), licença para tratamento de saúde (943), proximidade com alguém contaminado com o coronavírus (234), acidentes de trabalho (13), entre outros motivos