Programas de assistência farmacêutica ampliam acesso a medicamentos

0
215

Leandra Monfredine, 38 anos, é uma das 1,5 mil pessoas que já foram atendidas pela Farmácia Móvel neste ano. O programa foi implantado pela gestão Ulisses Maia, em 2017 e mantém medicamentos psicotrópicos nas Unidades Básicas de Saúde, incluindo os distritos do município. O funcionamento da Farmácia Móvel é de segunda a sexta, das 8h às 12h, exceto nos feriados.
“A Farmácia Móvel trouxe praticidade. Todo mês retiro o medicamento próximo da minha casa”, afirma Leandra Monfredine. O atendimento segue um calendário mensal com dias regulares para cada Unidade Básica de Saúde (UBS), confira. Para retirar os remédios é necessário uma prescrição médica. São disponibilizados 39 tipos de psicotrópicos indicados para tratamentos psicológicos.
Criada pela gestão Ulisses Maia em 2019, a Farmácia Solidária é outro projeto de assistência farmacêutica que ampliou o acesso a medicamentos. Por meio do projeto, a saúde recebe a doação de remédios não utilizados e dentro do prazo de validade para unidades de saúde. As pessoas podem doar mais de 200 medicamentos diferentes. Confira a lista. Por outro lado, quem precisa pode fazer a solicitação da medicação indicada. 
Os medicamentos passam por triagem realizada por técnicos. Qualquer farmácia das Unidades Básicas de Saúde (UBS′s) poderá receber a medicação. Basta apenas o doador preencher e assinar o termo de doação. Já a solicitação dos remédios é feita no Portal da Saúde, neste link. É necessário apenas anexar receita (se for obrigatória) o número do usuário SUS e senha para consulta de lista de medicamentos e UBS.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui