Mulheres da região Sul estão mais sobrecarregadas que os homens com a rotina de trabalho e os cuidados com os filhos, revela pesquisa da Ticket
Levantamento mostra que o home office tem deixado 85% das entrevistadas mais atarefadas; entre os homens da região, esse percentual é de 40%
Conciliar o home office e os cuidados com a casa e os filhos tem sobrecarregado mais a rotina das mulheres do que a dos homens. É o que apontou uma pesquisa realizada pela Ticket, marca de benefícios de alimentação e refeição da Edenred. Enquanto 85% das respondentes da região Sul revelaram que se sentem mais atarefadas desde o início da pandemia, 40% dos homens apontaram o mesmo cenário.
“O resultado da pesquisa reforça a necessidade dos líderes das empresas olharem para os seus colaboradores que têm filhos de forma mais solidária e compreensiva, com o objetivo de flexibilizar e customizar as rotinas e processos que amenizam o impacto que o home office causa na realidade do dia a dia desses profissionais”, comenta José Ricardo Amaro, Diretor de Recursos Humanos da Ticket, que também acredita que a convivência com os filhos aprimora habilidades interpessoais que são aplicadas no mundo corporativo.
Apesar da sobrecarga, quando questionadas sobre a adaptação ao modelo de trabalho remoto, 51.2% das mulheres respondentes da pesquisa disseram que estão completamente adaptadas, enquanto 34.1% ainda estão se adaptando e 12.2% ainda não se adequaram ao modelo home office. Apenas 2.5% não responderam à questão. Entre os homens, 66.6% já estão adaptados, frente a 26.6% que ainda estão no processo de ajustes, e 6.6% preferiram não responder.
A pesquisa mostrou que 46.5% das empresas seguirá em modelo remoto por tempo indeterminado e 18% o adotaram permanentemente. “Isso indica que as organizações, em sua maioria, já bastante empenhadas em sustentar o engajamento e a motivação de seus colaboradores, terão de buscar constantemente iniciativas para que o trabalho à distância funcione e gere resultados mais positivos para a companhia”, finaliza Amaro.