Custo da construção está em alta e aumenta prestação de financiamentos comprador precisa prestar atenção no acordo de pagamento antes de fechar o contrato

0
215
Custo da construção está em alta
Custo da construção está em alta

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) está registrando alta mais acelerada nos últimos meses e pode gerar uma surpresa nada agradável para quem fez, ou vai fazer, financiamento de imóvel na planta. Em 2020, o INCC fechou em 8,81. Neste ano, só até o mês de maio, está em 7,41. Quando o comprador efetivar o financiamento do imóvel, terá de pagar esse valor de inflação da construção, que será acrescido nas prestações.

INCC tem por objetivo medir a variação do custo dos materiais, serviços e mão de obra utilizados nas construções habitacionais. É calculado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e divulgado até o dia 15 do mês seguinte. Nos últimos meses, foi elevado em função de custo de materiais e equipamentos.

Quando o comprador faz um financiamento de um imóvel na planta, geralmente dá um valor de entrada e financia o restante com uma instituição financeira. No momento de fechar o contrato de financiamento, a instituição bancária irá recalcular o valor do imóvel, incluindo o custo da construção.

Paulo Antonio Kucher, vice-presidente da Lyx Engenharia, diz que o comprador deve prestar bem atenção nas condições que estão sendo oferecidas a ele no momento da venda. “Dependendo do acordo de compra, o cliente pode pagar pelo aumento de custo da construção no momento de iniciar o financiamento, ou apenas no final de 36 meses. O melhor é garantir um acordo de compra que já inclua o INCC já nas primeiras parcelas”, explica.

Ele dá como exemplo um imóvel comprado na planta em junho de 2020. Hoje, o índice do INCC deste período já está acumulado em 17,40, que será acrescido do total do saldo incluído nas prestações. “Se o cliente comprou um imóvel de 200 mil em janeiro desse ano e ainda não fez o financiamento, o saldo dele já cresceu R$ 19.000.”, calcula Kucher. Ele indica a contratação com pagamento do INCC na efetivação do financiamento, que pode ser oficializado entre 2 e 3 meses, e não após o final do pagamento das parcelas, em 36 meses por exemplo, o que pode majorar demais o saldo devedor.

INCC calculado pela FGV nos últimos anos:
2018: 3,84 no ano.
2019: 4,14 no ano.
2020: 8,81 no ano
2021: de janeiro a maio já está em 7,40
Fonte:
https://www.valor.srv.br/indices/incc-di.php

Paulo Antonio Kucher está disponível para entrevistas sobre o tema. Ele é vice-presidente da Lyx Engenharia e graduado em administração de empresas com MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Tem mais de 20 anos de experiência na área comercial, com passagens por grandes empresas do setor imobiliário, além de multinacionais da área de alimentação e beleza.

SOBRE A LYX ENGENHARIA

A LYX Engenharia é a maior construtora do Programa Casa Verde Amarela – antigo programa Minha Casa Minha Vida – no estado do Paraná. Atualmente, a empresa está com seis obras em andamento em cidades da Região Metropolitana de Curitiba. A inovação e tecnologia, além das vantagens que um condomínio clube oferece aos moradores, estão entre os atrativos dos empreendimentos da Lyx, associados à possibilidade de financiamento por intermédio de um programa social acessível.

Marielle Blaskievicz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui