Professor Euler, do PSD, foi considerado o mais produtivo parlamentar da Câmara Municipal de Curitiba

0
223
Professor Euler, do PSD
Professor Euler, do PSD

Um levantamento realizado por jornalistas independentes avaliou o trabalho realizado pelos vereadores da capital paranaense durante o primeiro semestre de 2021. A pesquisa analisou os 38 vereadores em exercício, e nela, o vereador Professor Euler (PSD) foi considerado o mais produtivo parlamentar da Câmara Municipal de Curitiba. Ele obteve 341 pontos, quase o dobro da pontuação da segunda colocada, com 189 pontos. Com isso, temos orgulho em afirmar que a produtividade do Professor Euler (PSD) – primeiro colocado do ranking – isoladamente é similar à produtividade dos últimos 15 vereadores somados.

O Professor Euler (PSD), em seu segundo mandato, e quarto vereador mais votado nas eleições de 2020, nestes primeiros seis meses de legislatura protocolou 23 projetos de lei, realizou 51 pedidos de informações à prefeitura e apresentou 27 sugestões ao Poder Executivo. “Aproveitei este primeiro semestre para protocolar Projetos de Lei de grande importância e densidade, como o Código de Defesa do Contribuinte e o Sandbox Regulatório. Mas, muito mais importante que legislar, é a necessidade de se criar a cultura de o Poder Legislativo fiscalizar o Executivo, e é isso que tenho feito cada vez mais em meu mandato”, diz o vereador.

Este tipo de levantamento é essencial para que a sociedade exerça um controle externo das atividades dos políticos e possa cobrá-los por suas produtividades. “Estar vereador é, antes de qualquer coisa, exercer minha função de forma atuante frente ao Legislativo. Manifestar e intervir no funcionamento do poder público municipal, dialogar com a sociedade, honrar os 8.315 votos que acreditaram em mim para os representar e dar orgulho às pessoas é o que me move. Figurar em primeiro neste ranking me dá ainda mais convicção que é possível legislar e fiscalizar a Prefeitura ouvindo as necessidades da população, e claro, sem amarras”, explica o Professor Euler.

O Ranking dos Vereadores é um projeto experimental produzido por jornalistas independentes, iniciado em São Paulo, Campinas, Salvador, Curitiba e Niterói, mas que pretende expandir suas análises para os 49 municípios brasileiros com mais de 500 mil habitantes. Entre as cidades piloto, Curitiba foi a primeira a ter o levantamento finalizado. Importante dizer ainda que o Ranking dos Vereadores não faz juízo de valor sobre a atividade dos parlamentares, somente organiza os dados captados junto aos sites oficiais e apresenta fatos.

Para a análise da produtividade de cada vereador a pesquisa leva em conta a quantidade de Projetos de Lei apresentados, de pedidos de informações oficiais ao município e de sugestões apresentadas ao Executivo. Importante dizer ainda que Projetos de Lei de denominação de bens públicos (nomes de rua) e concessão de utilidade pública ou honrarias foram descartados desta pesquisa, devido a simplicidade e por não terem nenhum efeito prático ou benéfico à sociedade. De maneira similar, também não foram levados em consideração requerimentos de serviços solicitados à Prefeitura, visto que existem canais públicos para isso e esta prática só reforça o clientelismo.

O Ranking dos Vereadores – Curitiba

Para todos os quesitos analisados, foi calculada a média do conjunto dos 38 vereadores. No ranking apresentado a seguir, a cor verde indica que o vereador está acima desta média naquele quesito, e a cor vermelha indica que ele está abaixo da média.

Informações relativas aos trabalhos parlamentares do primeiro semestre de 2021 e acessadas junto ao site da Câmara Municipal de Curitiba na primeira dezena de julho/21. (https://www.cmc.pr.gov.br/wspl/sistema/ProposicaoConsultaForm.do?resetfull_action=)

RS Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui