Dia dos Pais: homens ainda são minoria na busca por atendimento médico
Maringá, agosto de 2021 Os homens já eram a minoria na hora de procurar por consultas e tratamentos médicos e a pandemia agravou ainda mais a situação. De acordo com levantamento da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 55% dos homens com mais de 40 anos deixaram de buscar atendimento médico entre março e novembro de 2020. Procurar por atendimento em saúde para investigar um sintoma e, principalmente, para fazer exames de rotina e checar se está tudo bem é fundamental para prevenir e diagnosticar precocemente as principais doenças que afetam a saúde do homem, protagonista do Dia dos Pais.
Por que os homens vão menos ao médico?
Segundo a diretora médica do São Camilo, unidade de medicina diagnóstica da Dasa, dra. Myrna Campagnoli, os homens realizam menos exames de check-up do que as mulheres porque eles não têm o hábito de fazer visitas de rotina em médicos. “Homens geralmente fazem exames pontuais quando apresentam sintomas. As mulheres contam com um profissional como o ginecologista, por exemplo, que pede exames de rotina anualmente. O homem só tem esse atendimento quando vive com alguma doença crônica”, explica.
Neste Dia dos Pais, os filhos e familiares podem exercer um papel importante nos cuidados com a saúde deles, segundo dra. Myrna: “podemos começar a convidar os pais das nossas famílias com mais frequência para atividades ao ar livre, podemos também aceitar mais os convites deles quando nos chamam para caminhar, andar de bicicleta, ou atividades do tipo”. Para a médica, os cuidados com a saúde começam no dia a dia, com uma alimentação mais balanceada, redução o consumo de bebidas alcoólicas, realização de atividades físicas regulares, momentos de lazer, redução de estresse… “Tudo isso é importante para os homens, assim como para as mulheres. Um bom presente do Dia dos Pais é se atentar a esses cuidados todos os dias a partir de agora”, finaliza a médica.