Klabin inicia produção de inovadora linha de kraftliner MP 27, fornecida pela Valmet

0
502
Nova linha de produção visa produzir anualmente 910 mil toneladas de papel kraftliner. Créditos: Divulgação

Máquina Valmet OptiConcept M inicia com sucesso a produção de kraftliner para o Projeto Puma II da Klabin

Uma nova linha de produção kraftliner, MP 27, fornecida pela Valmet, foi iniciada com sucesso no dia 30 de agosto no Projeto Puma II, da Klabin, em Ortigueira (PR). O pedido foi assinado em maio de 2019.

A nova linha de produção faz parte da fase 1 do Projeto Puma II, responsável pelo maior investimento dos 122 anos de história da empresa, que visa produzir anualmente 910 mil toneladas de papel kraftliner de alta qualidade em duas máquinas.

Além da grande proporção do projeto, uma característica marcante da nova linha é que o kraftliner será produzido com 100% de celulose de fibra curta. A Klabin acredita que esta inovação impulsionará fortemente seu crescimento futuro, e vai contra o pensamento tradicional de que a celulose de fibra longa é necessária para fazer kraftliner de alta qualidade.

“Este projeto traz para o mercado alta eficiência, melhorando a produtividade de onduladeiras e impressoras, além de soluções de embalagens recicláveis. Todos os desafios durante este projeto inovador foram resolvidos rapidamente pela colaboração das equipes Klabin e Valmet”, afirma Francisco César Razzolini, diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Projetos da Klabin.

Além da máquina MP 27, a entrega na fase 1 do projeto Puma II inclui uma nova linha de cozimento e fibras e simuladores de operação. A entrega da tecnologia de celulose é a primeira referência para a nova tecnologia de Cozimento Contínuo G3 da Valmet. “Mais uma vez, as empresas estão fazendo história juntas em projetos inovadores, como a MP 27, com a produção do Eukaliner e o mais novo e moderno sistema de cozimento do mundo. O start-up da máquina foi muito bem-sucedido e agora continuaremos trabalhando para atingir as metas de desempenho da máquina que possui diversas aplicações de Internet Industrial da Valmet, assim como um amplo pacote de automação”, analisa Celso Tacla, presidente da Valmet na América do Sul.

O trabalho de start-up envolveu cerca de 450 pessoas por parte da Valmet. Durante esse período, um sistema de integração em tempo real foi usado para gerenciar de forma dinâmica todo o andamento do projeto de forma remota. Além disso, dispositivos de comunicação avançados e ferramentas de suporte remoto trouxeram especialistas em tecnologia da Finlândia e da Suécia para o trabalho, garantindo alta colaboração com a equipe do projeto.

Informações técnicas

Fornecida pela Valmet, a MP 27 é uma linha completa de produção de kraftliner, com escopo estendido de entrega de suprimentos, incluindo um amplo pacote de engenharia. O fornecimento consiste em um sistema de equipamentos de preparação de massa e sistema de circuito de aproximação, bem como uma máquina completa de kraftliner (MP 27) da caixa de entrada até a enroladeira, seguida da rebobinadeira com um sistema automático de transferência de bobinas.

A máquina de 9.000 mm de largura produz kraftliner de alta qualidade e papel com cobertura branca de alta qualidade, com uma faixa de peso gramatura de projeto de 80-200 g/m2. A capacidade diária estimada é de 1.555 toneladas.

A entrega de automação da Valmet incluiu o sistema de automação “Valmet DNA”, para controles de processos e da máquina e a solução de gerenciamento de qualidade “Valmet IQ”. O start-up e a otimização serão apoiados por um grande pacote de Internet Industrial com Manufacturing Execution System (MES), bem como o pacote de vestimentas “Valmet Paper Machine Clothing” em todas as posições de vestimentas da máquina.

Uma planta de cozimento completa e uma linha de fibra com capacidade para 2.000 ADt por dia também serão entregues. A planta de cozimento apresenta a tecnologia de cozimento contínuo de última geração e conta com a tecnologia ImpBin para cozimento para vaporização e impregnação dos cavacos de madeira. Os novos recursos de cozimento melhoram a flexibilidade e proporcionam excelente branqueabilidade, especialmente para a produção de madeira de fibra curta com base em eucalipto.

Confira o vídeo do startup no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=3B2ReYLOUCI

Sobre a Klabin

A Klabin é a maior produtora e exportadora brasileira de papéis para embalagens, única empresa no Brasil a oferecer soluções one-stop shop em fibra curta, fibra longa e celulose fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 24 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.

Toda a sua gestão é pautada pelo Desenvolvimento Sustentável, buscando um crescimento integrado e responsável que alie rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. Desde 2014, a Klabin integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) e, em 2020, passou a fazer parte de duas carteiras do Índice de Sustentabilidade Down Jones: Índice Mundial e Índice de Mercados Emergentes. Signatária do Pacto Global das Nações Unidas e do Pacto Brasileiro pela Erradicação do Trabalho Escravo, a Klabin busca fornecedores e parceiros de negócios que compartilhem seus valores de ética, transparência e respeito aos princípios da sustentabilidade.

 Sobre a Valmet

A Valmet é líder global no fornecimento e desenvolvimento de tecnologias de processo, automação e serviços para os segmentos de celulose, papel e energia. A visão da Valmet é se tornar líder global no atendimento aos clientes. O escopo completo de fornecimento inclui fábricas de celulose, linhas de fabricação de papel, cartão e tissue, além de plantas para geração de bioenergia. Os serviços abrangem desde manutenção e peças de reposição até melhorias nas fábricas. Já as avançadas soluções em automação da Valmet englobam desde simples medições até projetos de automação completos em toda a planta fabril, otimizando o uso de matérias-primas e energia. A Valmet possui mais de 14 mil colaboradores em todo o mundo e, na América do Sul, opera com unidades em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Concepción, no Chile. Mais informações: www.valmet.com.br.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorFake News da Nutrição: glúten e lactose são mesmo os vilões da dieta saudável?
Próximo artigoDiminuição da renda familiar e segurança sanitária: novos fatores são levados em conta em época de matrículas escolares
Desde 1998, a Central Press ajuda a construir, ampliar, zelar e valorizar a reputação de empresas de vários portes e setores, com atuação nacional e internacional. É uma agência de comunicação “full service” com sólida experiência, que está em constante evolução. Afinal, é formada por profissionais inquietos e pautados pela criatividade. Dispõe de uma equipe multidisciplinar, com amplo conhecimento de mercado (Business Knowledge) e relacionamento estreito com lideranças e formadores de opinião. É formada por jornalistas, relações públicas, publicitários e especialistas em reputação, marketing, branding e comunicação empresarial. Atualmente, tem operações em Curitiba, Campo Grande, Cuiabá, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, além de escritórios de agências parceiras em Londres, Nova Iorque, Boston e Doha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui