Psicologia: a importância do profissional na Rede Hoteleira

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Michele Zarur Varella, gerente de treinamento e desenvolvimento(1)
Michele Zarur Varella, gerente de treinamento e desenvolvimento(1)

A saúde mental está em alta. Com a pandemia, todos ficamos mais sensíveis, tivemos que adaptar rotinas e reaprender funções. Fomos afetados tanto na vida particular quanto profissional é uma especialidade que se mostrou fundamental nos últimos meses, sem dúvida, foi a psicologia. Aproveitando que o Dia do Psicólogo é no próximo 27 de agosto, conversamos com três psicólogas que atuam na Rede de Hotéis Deville para conhecer um pouco dos bastidores do trabalho:

Segundo Meiry Martins, coordenadora de recursos humanos do Deville Curitiba Batel, é importante ter um olhar mais humanizado, principalmente no cenário atual: “O ‘novo normal’ reafirma para nós que trabalhar dentro de uma empresa requer muita responsabilidade para com os seus colaboradores, lideranças e com os objetivos que a empresa busca. Nós temos que carregar a ética, manter um bom ambiente de trabalho e que ele possa se manter justo e ao mesmo tempo acolhedor. Eu entendo que o olhar do psicólogo é mais aguçado para o todo, muitas vezes, as lideranças se dedicam aos detalhes de sua área, dos seus resultados. Nós, enquanto psicólogos organizacionais, temos uma visão sistêmica do todo e procuramos equilibrar os interesses, desafios, valores e proporcionar isso a todos num mesmo ambiente”.

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Michele Zarur Varella, gerente de treinamento e desenvolvimento da Rede Deville, fala da importância de ter um profissional capacitado e ao mesmo tempo sensível ao ser humano. “No Turismo de modo geral e na Hotelaria principalmente, o grande diferencial é ter um bom serviço, e serviço nada mais é do que ‘pessoas’ e poder ter este olhar é realmente um diferencial!”, diz.

Dentro desse cenário, Ana Carolina Pereira, psicóloga organizacional dos Hotéis Deville, que é especialista em recrutamento e seleção, explica que o psicólogo busca trazer uma gestão humanizada ao ambiente de trabalho, alinhando as estratégias de gestão de pessoas aos objetivos e resultados da empresa: “Entre as diversas atividades do psicólogo organizacional está entender as habilidades, valores e motivações de cada profissional e aproveitar essas características para que ele dê o melhor de si e se sinta bem trabalhando conosco”.

            O ambiente de trabalho para uma empresa que lida com serviços é essencial. “Acho que temos hoje um ambiente de muito respeito e profissionalismo, mas muito colaborativo também, temos áreas extremamente interligadas que precisam desse espírito de equipe para que possamos ir além das tarefas a serem realizadas, além de um bom atendimento, hoje a equipe se engaja para realizar um serviço de qualidade de ponta a ponta”, conta Meiry.

            Michele complementa que, nos Hotéis Deville, “praticamos verdadeiramente a hospitalidade que está na nossa alma, e esse é o modo de vida das pessoas aqui todos os dias!”. Ana Carolina ainda acrescenta que “um dos nossos valores é a qualidade no atendimento e isso levamos não apenas para os hóspedes e clientes, mas também para os nossos colaboradores. Um clima de trabalho harmonioso impacta diretamente na satisfação do cliente”.

            Quanto aos desafios, Michele diz que é “poder atuar com foco no desenvolvimento das pessoas. Poder ver, acompanhar e até colaborar nesse processo é muito gratificante e inspirador e nos faz sempre acreditar que qualquer um pode chegar aonde quiser!”. Já Meiry conta que um dos maiores desafios é apoiar as lideranças “para que juntos possamos sempre apresentar um resultado de qualidade. Temos sempre que inovar, buscar novos horizontes, o mundo está sempre mudando e nós precisamos acompanhar e apoiar as pessoas dentro da empresa nesse processo de adaptação. Ao apoiar de forma estratégica a gestão dos líderes isso, com certeza, se refletirá nas equipes.

           A profissão também tem um lado gratificante. “Cada profissional é único e traz consigo suas habilidades, características e colocam no dia a dia do trabalho um pouco do seu jeito de ser. O lado divertido é entender as características e necessidades dos profissionais e criar ações e estratégias que valorizem e motivem a todos”, finaliza Ana Carolina.

Instagram: 

@hoteisdeville 

 
Sobre a Rede Deville: 

A Rede de Hotéis Deville começou sua história em 1974, na cidade de Curitiba, e desde então, a rede cresce e se consolida como um dos principais grupos hoteleiros do país, sendo proprietária e administradora dos respectivos hotéis.

Presente nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Bahia, atualmente a marca investe e opera 9 hotéis em território nacional. Formada pelas bandeiras Deville Prime, Deville Business, Deville Express e a franquia Marriott São Paulo Airport, a rede Deville conta com aproximadamente 1.600 acomodações e mais de 800 funcionários.

Mais informações sobre os hotéis podem ser acessadas no site www.deville.com.br

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Assessoria de imprensa Hotéis Deville: RS Comunicação

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