Agência e produtora: Publik está entre as finalistas do prêmio Profissionais do Ano 2021
Empresa de Maringá concorre na categoria filme-sul em um dos prêmios mais
importantes da publicidade, organizado pelo Grupo Globo.
A semana começou diferente para os publicitários da agência de marketing e
produtora audiovisual Publik. A equipe está entre os finalistas do prêmio
Profissionais do Ano 2021 com a campanha intitulada: “Fica tudo bem: uma
homenagem da Gazin às mães que fazem tudo ficar bem”. É também o único
material do interior do Paraná indicado na categoria filme sul.
Profissionais do Ano é uma das mais renomadas premiações do mercado
publicitário. Em sua 43ª edição, reúne campanhas e agências de todo o Brasil em
diversas categorias. A Publik concorre ao lado de empresas de Porto Alegre,
Pinhais e Curitiba.
“A expectativa tem sempre né, mas já é um mérito ser indicado, sendo do interior.
Temos a convicção de que temos profissionais a altura e estrutura de equipamentos
também. Estamos à altura para estar competindo com os outros”, diz Luiz Renato
Diniz, diretor geral da Publik.
O trabalho foi realizado no Dia das Mães de 2021 para o cliente Gazin, um dos mais
importantes grupos empresariais do varejo brasileiro. A parceria de mais de 20 anos
entre a empresa e a Publik já conta com centenas de trabalhos e campanhas,
sempre inovadores e com resultados de excelência.
A campanha
Confira abaixo o vídeo da campanha Fica Tudo Bem:
O vídeo conta, em 2 minutos, a história de uma mãe e duas filhas. A família, em
busca de uma vida melhor, deixa a área rural rumo a um grande centro urbano.
Entre as dificuldades da nova vida e o cuidado com suas filhas pequenas, a mãe
enfrenta momentos turbulentos e difíceis para uma mulher que precisa ser a
chefe de família com poucas condições financeiras. Mas, com garra e
determinação, ela luta para que tudo fique bem em suas vidas.
Uma história fictícia mas que reflete a vida de várias mulheres e famílias
brasileiras, e essa foi a principal inspiração do projeto. “O que buscamos com
essa campanha foi trazer um pouco mais da realidade do que é ser mãe. A
publicidade em geral representa a vida delas com um padrão que não condiz com a
realidade, principalmente no Brasil, mães sempre felizes com as vidas perfeitas.
Conhecendo o público de nosso cliente, e um pouco de como foi a trajetória dessas
mães, notamos que o caminho sempre foi árduo”, conta o gerente geral da agência,
Renato Biudes.
Na visão do gerente, a Gazin ocupa um grande espaço de contribuição na evolução
de centenas de famílias que vivem realidades como esta. “Cada conquista, cada
melhoria no conforto e qualidade de vida, nós estamos lá presente. Por mais que
elas, as mães não percebam, fazemos parte de suas vidas, e poder participar disso
tudo é maravilhoso. Por isso a nossa homenagem a essas mulheres fortes que não
desistem de lutar por uma vida melhor”, completa.
Para dar vida a toda essa história, foi preciso uma equipe de profissionais
qualificados. Além disso, a empresa comprou os direitos da música “Fica Tudo Bem”
interpretada pelo cantor Silva e pela cantora Anitta, que deu vida à trilha sonora da
campanha. O enredo é um grande reforçador dos valores da marca Gazin:
familiar, que preza os costumes, união, força e respeito.
Bastidores da produção
Se engana quem pensa que um trabalho como esse, surge de um dia para o outro.
Foram precisos meses de pesquisa, análise de mercado e produção de roteiro.
A líder do departamento digital da Publik, Patrícia Duarte, conta que o maior desafio
foi cuidar de todos os detalhes para que o filme passasse toda a emoção e
sensibilidade que tinham como objetivo.
“Criar a campanha Fica Tudo Bem, depois de um ano inteiro de pandemia, onde
vimos muitas mães e filhos distantes, foi algo muito especial. O resultado mostra
que com uma equipe extremamente comprometida em todas as etapas da criação
do material conseguimos superar o desafio”, conta Patrícia.
Enquanto isso, a líder de atendimento da Publik, Anna Guedes, afirma que o
material gerou grandes expectativas, especialmente por conta da trilha sonora de
reconhecimento nacional e por ser um filme. “O feedback do cliente foi super
positivo, mas o que mais me marcou foi a identificação do consumidor final com a
história apresentada. Deu aquela sensação de que trabalhamos no caminho certo,
sabe?”, conta ela.
Além disso, ela ressalta a importância do setor de atendimento em todo o
andamento da campanha. “Pudemos fazer um marketing integrado, desde o vídeo
(que foi o nosso material principal) até os desdobramentos de PDV (que levaram a
mensagem #FicaTudoBem). Isso não seria possível sem a participação dos demais
setores, mas a presença do atendimento auxiliou a identificar novas maneiras de
realizar essas variações”, completa.
Emoção!
“É uma sensação de grandeza e reconhecimento pelo trabalho de cada um
envolvido, tenho orgulho em criar cada pixel com a equipe, independente do
tamanho do material”, conta Hiago Cambiaghi diretor de arte na Publik.
Para ele, o visual é sempre a primeira coisa que impacta o público que entra
em contato com o resultado final e “todo o visual nasce aqui”, o resultado disso é
uma experiência profissional que agrega sempre mais.
Nesse contexto, uma das responsáveis pela estratégia de mídia off da campanha,
Luana Marino, além de grata pela oportunidade de participar em projeto com
essa magnitude, conta um pouco sobre o processo de escolha das praças de
veiculação.
“Nós optamos por veicular onde nosso cliente possui lojas físicas, e ter um material
de dois minutos veiculado em horário nobre na televisão é realmente o diferencial,
mas foi feito para que comovesse e chegasse ao público-alvo. Ver a proporção, a
emoção e principalmente os feedbacks das pessoas que assistiram, é o que nos
move a criar cada vez mais campanhas e materiais assim, emocionantes”, conta
Luana.
E se o assunto é causar emoção, a edição de vídeo foi uma etapa essencial
nesse projeto. O editor de vídeo Paulo Henrique da Silva, afirma que quando a
história é boa, o processo fica fácil. “Nosso objetivo foi deixar a história mais crível
possível, desde a escolha de cena até a atmosfera criada na colormetria”, conta ele.
Além disso, o editor explica que houve momentos onde escolheram mostrar, de
forma mais transparente, a realidade do que acontece com muitas famílias
brasileiras. “A trilha composta e o desenho de som foram essenciais para trazer a
emoção ao filme”, completa.
O prêmio
Com data da premiação marcada para o dia 19 de novembro, o time está otimista
e ansioso para o resultado. “O sentimento é de muita alegria, principalmente por
ser o único material indicado na categoria que é do interior. Isso mostra o
reconhecimento do profissionalismo da Publik e de todos profissionais envolvidos
nessa produção”, diz Thayse Fernandes, diretora de cena e gerente da produtora.
O time de jurados foi selecionado pela organização do prêmio e conta com 65
profissionais aclamados do segmento publicitário, tanto agências quanto
anunciantes. Para o diretor de criação do projeto, Igor Bruno, o sentimento é de
realização. Segundo ele, só de chegar até aqui já é um sonho se tornando real
tendo em vista o renome de todos os materiais e profissionais envolvidos na
premiação. “Se o prêmio vier, será a coroação da força de grandes profissionais que
estão pelo interior tentando mostrar que podem sim estar entre os maiores do
Brasil”, conta ele.
Quanto à expectativa para o dia 19, o publicitário não esconde a ansiedade e diz
relembrar de tudo o que viveu para chegar até aqui. “O sonho de vencer não me
deixou parar, e acho que entender que essa luta não é só por mim, mas por todos
que estão ao meu lado, me deu forças pra continuar a insistir”, completa Igor.
A premiação será transmitida ao vivo pela primeira vez no Globoplay e os
premiados serão exibidos no intervalo da TV e dos canais Globo durante o dia 20 de
novembro.